Graduados dos cursos de Química, Física e Matemática, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat), do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), colaram grau na tarde desta terça-feira, 26. Ao todo, 23 formandos participaram da solenidade realizada no Teatro Lauro Monte Filho.
Presidida pela reitora Cicília Raquel Maia Leite, a cerimônia foi marcada por muita alegria e emoção. Mais do que o fechamento de um ciclo, a solenidade marca a realização de um sonho, a perspectiva de um futuro melhor.
Em seu discurso, a oradora da turma Maria Clara Silva, do curso de Matemática, relembrou a trajetória ao longo da graduação, a superação de desafios, inclusive uma pandemia, e as inúmeras conquistas. “É um sentimento indescritível estarmos aqui, juntos, comemorando essa vitória”. Ela enfatiza que cada pessoa que participa deste momento é uma história de luta e superação. “A educação transformou nossas vidas. Que possamos, na nossa profissão, transformar outras vidas através da educação”, declarou.
Cicília Raquel destacou que a conclusão do ensino superior é o encerramento de um importante ciclo. “Vocês são vitoriosos e vitoriosas. Vocês estão de parabéns! A conquista de vocês reforça o papel da Uern como agente transformadora de vida, como uma Universidade inclusiva e includente”, afirma.
A reitora ressaltou a importância de estar formando novos profissionais de licenciatura, que vão contribuir de forma efetiva para a educação. “A missão de vocês como professores e professoras é linda! Tenham orgulho de serem formados pela Uern, e tenham a certeza que somente através da educação é que conseguiremos emancipar as pessoas”, frisou, encerrando o discurso com um conselho a todos os formados: “façam a diferença na vida de outras pessoas”, diz.
Texto: Adriana Morais