Mensagem da reitora Cicília Maia

Bem-vindos (as) de volta!

Quando, em 15 de março de 2020, a Uern suspendeu suas atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19, nem o mais pessimista imaginaria que ficaríamos tanto tempo distantes, envoltos em uma rotina tomada pelas telas de computadores e smartphones. Em pouco tempo, o ensino remoto foi sendo adotado em todas as escolas e universidades espalhadas pelo Brasil.

De casa, todos nós tivemos que nos adaptar àquele modelo que era o único possível, diante do vertiginoso crescimento de casos de contaminações e mortes pelo novo coronavírus. Exatamente dois anos depois, a universidade abre suas portas, a partir desta segunda-feira (14), para receber toda a sua comunidade acadêmica de volta ao ensino presencial.

Ao lado da reitora Fátima Raquel – que, prudentemente, assinou a portaria que suspendeu as atividades presenciais, acompanhei todas as medidas institucionais adotadas pela Uern desde então. A partir de setembro de 2021, nosso compromisso passou a ser ainda maior, depois da escolha da comunidade uerniana para que eu e o professor Chico Dantas conduzíssemos a Uern pelos próximos quatro anos, na condição de reitora e vice-reitor.

Em todo esse tempo, a Uern focou na garantia das condições para que nossa comunidade estivesse segura e nossos estudantes contassem com o apoio institucional necessário à manutenção do ensino-aprendizagem.

Não foi fácil, sei bem disso. Fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance. Criamos o auxílio-inclusão digital, ampliamos nossa rede de atendimento psicossocial, integramos nossos estudantes, técnicos e professores dos cursos de saúde na campanha de vacinação contra a Covid-19, ofertamos uma série de cursos e oficinas sobre novas metodologias de ensino, mantivemos todas as bolsas estudantis e fomos construindo as condições de segurança necessárias para o retorno das atividades.

Ao tomar posse na reitoria, assumimos o compromisso de lutar por uma Uern maior e mais forte, tendo como prioridade a busca pela autonomia financeira da instituição, o que garantiria à universidade as condições efetivas para colocar em prática seu planejamento institucional e corrigir gargalos históricos, principalmente quanto à sua infraestrutura. Ao entrar em suas salas de aula, a partir de hoje, vocês retornam a uma das poucas universidades estaduais a contarem com autonomia financeira garantida em lei própria.

Isso quer dizer mais condições para que possamos ampliar e fortalecer políticas institucionais importantes, como de assistência e permanência estudantil, de fomento à pesquisa e inovação, de ensino e extensão, de valorização de nossos servidores, e de melhoria e qualificação de estruturas como salas de aula e laboratórios.

Desde o ano passado, toda nossa equipe está empenhada na execução de melhorias em todos os campi da universidade, com serviços como manutenção e instalação de novos aparelhos de ar-condicionados, aquisição de computadores para laboratórios e setores administrativos, distribuição de dispensers com álcool em gel nas unidades acadêmicas, reformas em banheiros e salas de aula, instalação de bebedouros, distribuição de novas mobílias, melhoria de conexão de internet e reformas em estruturas nos campi da instituição. Foram mais de R$ 5 milhões investidos nestes serviços. Muitos já foram concluídos e outros estão em andamento.

Ao iniciar esta semana, estaremos em todos os campi nas atividades do Reconecta – uma ação programada especialmente para recebê-los de volta. Tenho certeza que, em cada olhar e gesto, seremos tomados pela saudade, pelo carinho e pelo amor armazenado por dois anos para distribuirmos entre amigos.

Os cuidados permanecem, mas aos poucos, e com segurança, tenho certeza que voltaremos ao convívio da aprendizagem coletiva que tanto nos alimenta. Podem ter certeza que uma equipe gigante trabalhou todos os dias, nos últimos meses, para recebê-los de volta com muito zelo e atenção.

Sejam todos e todas bem-vindos e bem-vindas. Sintam-se em casa.

Profª. Drª Cicília Maia
Reitora da UERN