Consuni encerra apreciação do novo Regimento Geral da Uern

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consuni/Uern) encerrou a apreciação dos artigos do novo Regimento Geral da Instituição, em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 21. O encontro foi realizado de forma virtual pelo Google Meet, com transmissão pelo canal Uern Oficial no YouTube.

Durante o encontro desta terça-feira, o colegiado discutiu atualizações dos artigos 139 ao 211 do Regimento. Os dispositivos tratam da educação inclusiva, da oferta e condições de inserção à política de internacionalização, dos cursos de Pós-graduação, da Pesquisa e Pós-graduação, da extensão, do corpo docente, do corpo Técnico-administrativo, dos estudantes e do regime disciplinar.

Entre as principais mudanças, está a previsão da institucionalização da política de internacionalização dos programas de pós-graduação Stricto Sensu, bem como o incentivo aos técnicos-administrativo ingressarem nestes programas.

Outra atualização referente aos técnicos-administrativos diz respeito à alteração do Art. 170, que traz agora a seguinte redação: “os servidores do corpo técnico-administrativo exercerão suas atividades em quaisquer órgãos ou serviços da Fuern, levando-se em consideração suas habilidades técnicas, cabendo ao presidente da Fuern seu remanejamento por necessidade, podendo inclusive exercerem atividades inerentes à administração Universitária, como direção, chefia, assessoramento e coordenação”.

As discussões sobre o novo regimento da Uern tiveram início em setembro deste ano. As atualizações têm o intuito de contribuir com o crescimento e o fortalecimento de uma Universidade cada vez mais democrática, participativa, sustentável, plural, inclusiva e socialmente referenciada.

“Estamos muito felizes em ter contemplado a leitura e a revisão de todos esses artigos que compõem o novo Regimento da nossa Universidade. O sentimento é de gratidão a cada um que contribuiu com a efetivação desse processo”, disse a reitora Cicília Raquel Maia Leite.

O vice-reitor Francisco Dantas também agradeceu o empenho de todos na conclusão desta etapa. “Agradeço a sensibilidade de todos para dar celeridade à revisão dos artigos, sem prejudicar as discussões. É uma grande alegria encerrar o debate do regimento”, comemora.

O conselheiro Cláudio Lopes, que presidiu a comissão responsável para revisão do novo regimento, também externou sua gratidão a todos que contribuíram com esse processo. “Foi muito importante a participação de toda a comunidade universitária”, declara. Com a aprovação da revisão dos artigos, o novo regimento da Uern deverá ser homologado até o dia 8 de fevereiro de 2022.