...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

SAMBA marca acolhida a alunos ingressantes e início das aulas do semestre 2021.2

Com o tema “ConsCiência pela Vida: de volta às aulas presenciais”, o Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA) marcou as boas-vindas aos estudantes ingressantes da Uern e o acolhimento aos veteranos da instituição, na manhã desta segunda-feira, data em que têm início as aulas do semestre letivo 2021.2.

Transmitido através do canal da Uern no YouTube, o evento contou com apresentação de vídeo institucional, apresentação cultural e aula magna com a temática “Em tempos pandêmicos confinamos a Ciência? Traços e trilhos de um pesquisador inquieto e insubmisso”.

Durante a abertura do seminário, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, deu as boas-vindas aos alunos e os estimulou a buscar aproveitar as diferentes oportunidades oferecidas no âmbito acadêmico, que não se limitam às aulas.

“Nós incentivamos a participação de vocês em eventos, projetos de iniciação científica, ações de extensão e outras tantas iniciativas que tornam a vivência em nossa universidade uma experiência inesquecível. Aproveitem cada espaço que temos aqui e vivam de forma intensa essa oportunidade de serem alunos da Uern”, frisou a reitora.

A fala foi reforçada pela coordenadora do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE), Yamara Santos, que salientou a relevância da graduação para a formação dos estudantes.

“A graduação passa ligeiro. Vivam esse momento. É importante para nossa construção como seres, é importante para nossa construção como sociedade, porque o mundo que nós queremos passa pela universidade e é por ela que nós temos que zelar e por vocês também”, disse Yamara.

Também presente à abertura, o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Uern, Erison Natécio, enfatizou a importância da Universidade, tanto na vida dos alunos quanto na sociedade como um todo. “A Uern é uma universidade que vem transformando a vida da nossa população, sobretudo a população mais carente do nosso estado”, destacou.

A aula magna que marcou o retorno às aulas foi proferida pelo sociólogo e professor catedrático da Universidade de Évora José Manuel Resende.

Durante a palestra, o professor comentou sobre as ameaças que a ciência tem sofrido recentemente e sobre a necessidade de a comunidade científica e a sociedade como um todo defenderem a ciência e o acesso a ela.

“A ciência é um bem universal. Não se pode particularizá-la. Ela deveria estar inscrita na declaração dos direitos humanos, porque permite dignificar a condição humana”, frisou o professor.

A palestra completa pode ser assistida no canal da Uern no YouTube.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support