Reitoria apresenta esclarecimentos sobre Campus de Apodi à Câmara de Vereadores

Atendendo convite da Câmara Municipal de Apodi, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, e o vice-reitor Chico Dantas apresentaram, nesta quinta-feira (18), esclarecimentos sobre o andamento do processo de construção do Campus Avançado de Apodi aos 13 vereadores que compõem o legislativo municipal.

A Universidade recebeu a destinação da emenda de bancada de 2012, indicada pelo deputado federal Fábio Faria, para a construção do Campus de Apodi no valor de R$ 4,3 milhões. A primeira parcela do recurso (R$ 1 milhão) foi recebida pela Universidade em 2014. Já a liberação da segunda parcela (R$ 1,7 milhão) aconteceu somente em 2017.

O atraso de repasse dos recursos financeiros e a liberação em caráter parcial dos recursos previamente pactuados acabaram interferindo no cumprimento dos cronogramas da obra, o que ocasionou a não-renovação do contrato com a empresa responsável pela obra em 2019. A obra ficou paralisada e a equipe técnica da Uern precisou realizar a atualização dos orçamentos e projetos pra dar início a um novo processo licitatório para a contratação de uma nova empresa para concluir a obra. Atualmente o processo está judicializado, aguardando decisão para a liberação do restante do recurso para tramitar a licitação do restante da obra.

Entendendo a importância do campus de Apodi para a região, a reitora propõs, na reunião com os vereadores, a soma de esforços no sentido de destravar os recursos e concluir a obra. Ela sugeriu a formação de uma frente de trabalho para o campus, com representações da Universidade, da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa e dos estudantes.

A reitora também chamou a atenção para outras questões que precisam ser definidas para o início das atividades do campus, e que também podem ser trabalhadas pela Frente, como a necessidade de definição dos cursos que serão ofertados em Apodi, a atualização do corpo de servidores docentes e técnicos, mobília e  equipamentos, entre outros.

“Agradecemos à magnífica reitora e ao magnífico vice-reitor que prontamente atenderam ao nosso convite e trouxeram os esclarecimentos necessários. A Câmara de Apodi está à disposição para somar esforços e concretizar o sonho de toda a sociedade, que é ver esse campus funcionando”, afirmou o presidente da Câmara, Júnior Souza.

“Vamos juntos buscar concretizar esse importante equipamento de desenvolvimento socio-educacional-econômico. Os investimentos realizados na Uern retornam à sociedade, mostrando ser uma iniciativa que dá frutos”, afirmou a reitora Cicília Maia.