Ciclo de palestras promove o encontro “Gestão escolar, intersubjetividade e agir comunicativo”

O I Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos em Espaço, Ensino e Geografia (GEPEEG) promove, nesta sexta-feira (15), às 17h30, o encontro “Gestão escolar, intersubjetividade e agir comunicativo”.

Realizado com o apoio do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE), da Uern em Pau dos Ferros, o ciclo de palestras visa promover um espaço de formação continuada para profissionais da educação básica, incluindo gestores, coordenadores e supervisores pedagógicos, e especialmente os professores.

A palestra será transmitida através do YouTube, no canal do PPGE.

A ação integra a programação preparatória para o projeto “Pedagogias para o agir comunicativo na escola”, que será executado a partir de 2022, de modo presencial, em escolas públicas na região de abrangência da Uern em Pau dos Ferros.

As pedagogias para o agir comunicativo na escola se constituem pela inserção de elementos da Teoria da Ação Comunicativa do filósofo e sociólogo Jürgen Habermas mediante práticas e ações que valorizam a linguagem, a comunicação, a intersubjetividade e a busca do entendimento mútuo livre de coerções no mundo da vida escolar.

Essa inserção tem como objetivo difundir essas propostas pedagógicas nas escolas públicas a partir de um conjunto de palestras com temas variados.