XV Festuern inicia programação e se estende até sexta-feira

Com o tema “Letramento e arte: Direito humano”, a 15ª edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) teve início na noite desta segunda-feira (13). Composto por mostras de vídeos produzidos por oito escolas e um grupo de teatro de diferentes cidades potiguares, o evento se estende até a próxima sexta-feira, com exibição diária através do canal Uern Oficial no YouTube.

Durante a abertura do evento, na noite desta segunda, a reitora em exercício da Uern, professora Fátima Raquel, destacou o empenho da Universidade em promover o evento mesmo diante das restrições ocasionadas pela pandemia do coronavírus e salientou a relevância do festival, que vai muito além do fomento à arte.

“Além de trazer inúmeros talentos à tona, o Festuern traz esperança, alegria e a perspectiva de novas possibilidades. Quem imaginaria que num contexto de pandemia, teríamos um festival de arte, que envolve troca, envolve interação, nesse formato virtual? Mas não podíamos deixar de nos reinventar, de fazer diferente. A própria temática do festival reforça muito a importância de ter a cultura, a letra, a arte como potencial de transformação. E isso é o que nós, enquanto Universidade, fazemos cotidianamente”, frisou a professora.

“Não imaginaríamos ter que fazer um festival como o Festuern, que é o maior festival de teatro escolar do RN, de muita interação e aglomeração, de maneira remota. Foi um desafio muito grande, mas conseguimos trazer as atividades teatrais que trazem o tema do evento”, acrescentou o pró-reitor de Extensão da Uern, professor Emanoel Márcio Nunes.

Também participaram da abertura do evento a professora Míssola Arezza, coordenadora artística da Escola Municipal José Benjamin, representando os coordenadores artísticos do evento, o diretor da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), Jadson Arnaud, e o diretor cultural do Departamento de Educação, Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e coordenador artístico do XV Festuern, Nonato Santos.

Além de reunir as apresentações artísticas, o evento também prestou uma homenagem à memória de três professores da Uern: Felipe Caetano de Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais do Campus Central, idealizador do Festuern, Hulda Nunes da Paz, do Conservatório de Música Dalva Stella Nogueira Freire, hoje Escola de Música, e Luiz di Souza, do Departamento de Química do Campus Central.

As exibições desta segunda-feira podem ser acessadas no canal da Uern no YouTube, onde também serão feitas as apresentações até a próxima sexta-feira. O festival integra as ações ligadas ao aniversário de 53 anos da Uern, celebrado no dia 28 de setembro.

Confira abaixo os grupos participantes desta edição:

• Cia Muzenza de Teatro (Mossoró)
  • Escola Municipal José Benjamim (Mossoró)
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus Avançado de Patu
  • Escola Municipal Ronald Pinheiro Néo (Mossoró)
  • Escola Municipal Maria Madalena (Guamaré)
  • Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes (Marcelino Vieira)
  • Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Francisco Antônio de Medeiros (Mossoró)
  • Escola Estadual 20 de Setembro (Olho D’água do Borges)
  • Escola Estadual Joaquim da Luz (Espírito Santo)