Uern e CDL fazem nova reunião para discutir parcerias

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró tiveram uma segunda reunião na tarde de hoje, 22, em preparação a um novo convênio que será criado para beneficiar a comunidade acadêmica, o setor comerciário e a população mossoroense como um todo.

Inicialmente, a parceria deve ampliar os campos de estágio para alunos, oferecer e ampliar os serviços de saúde no Ambulatório da Faculdade de Enfermagem (FAEN) para os trabalhadores do comércio e realizar estudos econômicos no setor.

De encaminhamento, foi sugerida a criação de um grupo de estudos para dar seguimento às tratativas que vão subsidiar o detalhamento de como a parceria vai funcionar.

“Uma parceria como essa vem pra potencializar as ações que a Uern já oferece pra sociedade, como também potencializar o sistema lojista, qualificar os trabalhadores, melhorando as ações que vocês fazem”, destacou a reitora em exercício, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, fazendo alusão à atuação da entidade comerciária.

A Uern foi uma das primeiras instituições de ensino que a nova direção da CDL procurou.

“Além de todas as nossas riquezas naturais, temos em crescente evolução um polo educacional em Mossoró. A chancela da Uern, a sua formação de excelentes profissionais é muito acima da média. Temos pessoas em destaque nacionalmente, em destaque no cenário estadual e muitos saíram aqui da Uern”, enfatizou o presidente da CDL, Stênio Max Fernandes.

Rafael Soares e Lucídio Clebeson apresentaram as potencialidades do Ambulatório da FAEN

Na oportunidade, os professores Lucídio Clebeson de Oliveira e Rafael Soares apresentaram os serviços oferecidos no Ambulatório, equipamento que já recebe muitos trabalhadores do comércio.

“Nós temos um grande diferencial que é oferecer os atendimentos fora do horário comercial, no período noturno. Normalmente, essas pessoas trabalham o dia todo e não conseguem ir a uma UBS, por exemplo, porque está dando expediente. Já atendemos muitas pessoas do comércio e com novas parcerias como essa esse número pode ser ainda maior”, informou o professor Lucídio.

A chefe de Gabinete da Reitoria e reitora eleita, professora Dra. Cicília Raquel Maia Leite, comentou que as potencialidades desse equipamento podem chegar a ainda mais pessoas.

“Os professores mostraram aqui os inúmeros serviços e atendimentos que já beneficiam milhares de pessoas, de vários segmentos da sociedade, e que podem ir ainda mais longe, no caso os trabalhadores do comércio, e porque não beneficiando a sociedade como um todo”, disse.

Reunião aconteceu na Sala dos Conselhos, na Reitoria da Uern

A titular da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas (PROGEP), professora Jéssica Neiva Figueiredo, mencionou diversas iniciativas que a Uern já realiza para a comunidade acadêmica que podem ser estendidas para o comércio.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio, listou a importância da ampliação dos campos de estágio para alunos e para os próprios empregadores do setor comercial.

Emanoel Márcio, pró-reitor de Extensão, comentou sobre a capacidade e qualificação de alunos, professores e técnicos administrativos em oferecer mão de obra, pesquisas e estudos que ajudem a melhorar o segmento.

Combate à Covid-19

Uern e CDL estão juntos desde o final de março em outra importante ação, o Mossoró Vacina. A entidade comerciária mobilizou diversas instituições para ajudar a Prefeitura de Mossoró a acelerar a vacinação da população.

Desde então a Uern assumiu o protagonismo e hoje tem mais de 100 pessoas envolvidas diretamente (alunos, professores, técnicos administrativos, egressos etc) na imunização dos mossoroenses.

“É uma felicidade muito grande fazer parte desse movimento Mossoró Vacina em parceria com as universidades, especialmente com a Uern, que vem puxando essa vacinação com todo apoio, com toda garra. Trago o abraço de todos os associados que sentem alegria em fazer parte desse momento”, disse o vice-presidente da CDL, Damásio  Medeiros.