Arrasta-pé Solidário da Uern incentiva a doação de sangue no São João

A ante-véspera de São João para a comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi marcada por muita animação, forró e solidariedade. O Forró do Severo comandou o Arrasta-pé Solidário da Uern, que aconteceu nesta terça-feira (22) no Teatro Lauro Monte, em Mossoró, sem a presença de público, com transmissão através da UERN TV e do Canal UERN Oficial do YouTube.

Mesmo em formato virtual, animação não faltou no Arrasta-pé Solidário da Uern, que teve dança virtual, nos comentários da Live, com direito até a fila de espera para a próxima dança com as “damas e cavalheiros”. No repertório, clássicos do forró e músicas autorais.

O evento faz parte da Campanha São João Solidário da Uern, em parceria com o Hemocentro Mossoró, com o objetivo de incentivar a doação de sangue para manter abastecido os estoques dos bancos de sangue do Rio Grande do Norte. A campanha acontece neste mês de junho, quando normalmente aumenta a demanda de sangue no Hemocentro devido ao período junino. Com a pandemia, tem-se registrado um aumento de demanda ao mesmo tempo em que se observa uma diminuição no número de doações.

Egresso da Uern e doador de sangue de carteirinha, o músico Severo parabenizou a iniciativa da Universidade e convocou os expectadores a colaborarem com a campanha. “É um prazer tocar aqui. São duas instituições muitos especiais para nós. Somos uma banda universitária, formada e criada na UERN. E o Hemocentro, também, do qual sou doador desde 2016, e desde já peço a sua doação. Quem doa sangue doa um pedaço de amor. É um pedaço de amor que você deixa no coração do outro”.

A reitora Fátima Raquel participou do evento e convocou a comunidade acadêmica para fazer a sua doação. “Vamos arrastar o pé, mas também vamos doar sangue! Além de não doer em nós, cada doação pode salvar até quatro vidas. Que todos nós possamos nos sensibilizar e doar sangue. Que não seja apenas nessa semana, mas que a gente possa cada vez mais sermos solidários”.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, saudáveis e que pesem pelo menos 50Kg. Também é necessário estar alimentado. As pessoas com 16 e 17 anos precisam estar acompanhadas por um representante legal.

Pessoas que tiveram COVID 19 também podem doar. “A doação de sangue pode ser feita 30 dias após o desaparecimento dos sintomas”, informa o diretor. Pessoas que tenham realizado tatuagem ou micropigmentação só podem fazer a doação após 12 meses. Quem realizou endoscopia precisa aguardar 180 dias para a doação.

A Campanha São João Solidário é desenvolvida pelas pró-reitorias de Gestão de Pessoas (PROGEP), de Extensão (PROEX) e de Assuntos Estudantis (PRAE), junto com a Agência de Comunicação da Uern (AGECOM) e UERN TV, e conta com o apoio do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (SINTAUERN).

Confira como foi o Arrasta-pé Solidário da UERN