...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitores filiados à Abruem querem frente parlamentar em defesa das universidades estaduais

A necessidade de criação de uma frente parlamentar mista em defesa das universidades estaduais voltou a ser tema de discussão na reunião da Associação dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), realizada nesta quarta-feira (24) de forma virtual.

O presidente da Abruem, Prof. Dr. Rodrigo Zanin (Unemat), presidiu a reunião e argumentou que apesar de sua capilaridade e de mais de 40% das matrículas do ensino superior em instituições públicas serem em unidades estaduais, muitas vezes essas instituições não participam de discussões importantes sobre a educação superior no país e são mais facilmente atacadas. “Não percebe-se no Brasil uma discussão maior sobre as estaduais. A criação dessa frente é fundamental para o fortalecimento dessas universidades”, afirmou o presidente.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi representada pela reitora em exercício, Profª. Drª. Fátima Raquel Morais. Ela destacou a importância da Abruem, especialmente no contexto de pandemia. “O que a Abruem tem feito tem sido um diferencial, proporcionando a união, a discussão e a troca de experiências de instituições que vivem realidades parecidas e enfrentam problemas semelhantes”, afirmou a reitora.

Durante a reunião, a Abruem também definiu que o Fórum Nacional de Reitores, previsto para o mês de maio, será realizado de forma virtual.

Acompanharam a reitora Fátima Raquel na reunião, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Wendson Dantas, e o diretor de informatização da Uern, André Pedro Fernandes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support