Uern realiza colação de grau de alunos das faculdades de Educação, Ciências da Saúde e Ciências Econômicas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na manhã desta terça-feira (23), a colação de grau de concluintes das faculdades de Educação (FE), Ciências da Saúde (FACS) e Ciências Econômicas (FACEM). A cerimônia foi realizada de forma remota e transmitida ao vivo pela Universidade.

Durante a solenidade, que foi realizada por meio da plataforma Google Meet, a concluinte do Curso de Pedagogia Maria Helma de Penha Silva, oradora dos graduandos na colação, comentou o fato de a cerimônia ser promovida de forma atípica, mas preservando a alegria e o significado do momento.

“Aqui estamos nós, numa manhã de terça-feira, sem holofotes, sem muita produção ou pompa, sem o som dos aplausos e sem abraços. É impossível não pensar nisso, mas esses sentimentos ficam em segundo plano, porque antes deles vem um sentimento de gratidão. Gratidão por estarmos vivos e vermos o rosto de cada colega. Gratidão por sabermos que em algum lugar existe alguém nos aplaudindo agora”, destacou.

Ao final da cerimônia, a professora Patrícia Cavalcanti, da Facs, ressaltou o empenho dos alunos e da comunidade acadêmica ao longo do último ano, diante das dificuldades resultantes do coronavírus, e frisou a necessidade de humanização e empatia como marcas da carreira escolhida pelos graduandos da faculdade. “A humanização é muito importante. Não adianta você ter apenas a técnica e o conhecimento. E o sucesso é consequência. O sucesso vai vir em qualquer profissão que você faça direito”, salientou.

A diretora da FE, professora Meyre-Ester, que presidiu a solenidade, corroborou a importância da busca pela humanização na atuação profissional e destacou a necessidade de os novos profissionais continuarem adquirindo conhecimento ao longo da carreira que agora inicia. “Vocês passam de estudantes para profissionais. Mas não podemos desconectar o profissional do estudante, uma vez que na vida somos sempre aprendizes”, pontuou.

A cerimônia completa pode ser assistida através do canal da Uern no YouTube.