Semana Pedagógica da Uern prepara retorno das aulas remotas

Diante da impossibilidade das atividades presenciais, o ensino remoto tem sido a saída para que os estudos não fiquem ainda mais prejudicados durante a pandemia. Além de oferecer condições, uma instituição de ensino precisa avaliar como o processo vem sendo aproveitado por professores e alunos. Ao longo desta semana, de 3 a 6 de fevereiro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizará sua Semana Pedagógica com uma série de atividades virtuais em preparação ao início de aulas remotas a partir do dia 8.

A reitora em exercício, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, classificou o evento como um momento ímpar para refletir o atual contexto em que vivemos, avaliar o que foi o semestre diferenciado 2020.1 e preparar o próximo semestre, invocando empatia, o se colocar no lugar do outro e que atenda às necessidades do ensino aprendizagem.

“Que todos os docentes, discentes e técnicos administrativos possam pensar esse formato [remoto] como um momento de muita aprendizagem, de resignação, perseverança, resiliência e transformação de cada um de nós. Que a gente possa crescer juntos nas nossas práticas, no nosso saber fazer, construindo conjuntamente a Universidade e melhorando cada vez mais nosso espaço de produção de conhecimento”, desejou a gestora.

Para Jandeson Dantas, subchefe de Gabinete da Reitoria, o evento é um momento que visa promover a formação continuada dos profissionais, através de diálogos pautados no Relatório geral de avaliação do ensino remoto referente ao semestre 2020.1, que afeta diretamente o processo de ensino e aprendizagem, possuindo como objetivo auxiliar o planejamento do semestre letivo 2020.2 a partir de segunda-feira que vem.

Em relação à programação, na palestra de abertura na quarta-feira, 3, “Avaliação da aprendizagem no ensino remoto: estratégias e protagonismo docente e discente”, as professoras Mayra Ribeiro e Regina Yang terão uma conversa com docentes e discentes da Uern sobre a função e a importância da avaliação em um processo de ensino-aprendizagem inspirado na mediação e na interação.

A palestra será transmitida a partir das 9h no canal UERN Oficial no YouTube.

“Quais as responsabilidades e como podem atuar docentes e discentes em um ensino aprendizagem mediado pelas tecnologias digitais? Também pretendemos pensar em algumas estratégias de avaliação que podem ser acionadas tanto no ensino presencial como no ensino remoto. Por fim, pensar a avaliação da aprendizagem remete a perspectivas epistemológicas, observação de si, reflexão, diálogo em uma constante aproximação entre docentes e discentes. Esse é o mote de uma conversa que deseja ser soma, ser reflexão e quiçá ser, ao menos um pouco, transformação”, adianta a professora Mayra Ribeiro.

No período da tarde, às 14h, está programada uma reunião pelo Google Meet com os chefes dos Departamentos, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) e Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN).

Jandeson Dantas, subchefe de Gabinete da Reitoria, comenta objetivo do evento

Ainda na quarta-feira, a partir das 19h, será realizada, dentro do Capacitec, a capacitação “Planejamento e organização das atividades remotas no Google Classroom“, tendo como facilitador o prof. Dr. Isaac de Lima Oliveira Filho, do Departamento de Informática (DI), da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT).

Na quinta-feira, 4, a professora Ma. Amélia Carolina Lopes Fernandes, da Faculdade de Enfermagem (FAEN), tratará, às 19h, das “Aulas mais dinâmicas com o uso de ferramentas para engajamento discente”.

As duas atividades mencionadas anteriormente serão transmitidas no canal UERN Oficial no YouTube.

Nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, a programação será realizada pelos Departamentos Acadêmicos com o planejamento de suas atividades.

MINICURSO

Voltado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da Uern, prioritariamente os ingressantes no semestre letivo 2020.2, o UERN Conect@ tem o objetivo de ofertar, nos dias 3, 4 e 5, uma capacitação sobre a utilização da plataforma virtual do Google Classroom e demais ferramentas do GSuite a ela integradas.

Serão formadas nove turmas, divididas nos horários de 8h às 11h, 14h às 17h e 19h às 22h. A capacidade por turma é de até 100 pessoas. Consulte no www.portal.uern.br as orientações e o link para inscrição no minicurso.

A capacitação será iniciada pontualmente no horário definido para cada turma. A sala estará aberta com 30 minutos de antecedência. O link de acesso à sala será enviado via e-mail um dia antes.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), em parceria com a Diretoria de Educação a Distância (DEaD), Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), Diretoria de Informatização (DINF), Departamentos de Direito e Informática do Campus Central e Ciência da Computação do Campus Avançado de Natal.

SAMBA

Na data que marca o início das aulas, dia 8 de fevereiro, será realizada mais uma edição do Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA), cujo objetivo é recepcionar oficialmente os “calouros” e apresentar alguns serviços oferecidos no âmbito da instituição, além de apresentar a estrutura acadêmica e organizacional da Universidade.

Desta vez, o Samba tem como tema “Carnaval responsa – vista sua melhor versão e fique em casa”. Será realizada uma roda de conversa sobre “Ensino remoto e saúde mental: faça parte do melhor bloco de carnaval!”, coordenada pela professora Isabel Amaral, da Faculdade de Enfermagem (FAEN), e tendo com convidados o psicólogo Felipe Santos da Silva e a psicóloga e terapeuta integrativa Jackeline de Freitas Costa.

A transmissão será a partir das 9h no canal UERN Oficial no YouTube.