EdUCA inova com avaliações físicas online

As equipes administrativa e do projeto Observatório da Saúde da EdUCA se reuniram nesta sexta(28), para repensar o processo de avaliação dos alunos inscritos nas turmas de atividades físicas por acesso remoto, ofertadas pela Escola. O processo avaliativo iniciará na próxima semana e será online.

As avaliações serão adaptadas, de modo a coletar e utilizar informações de autopercepção dos alunos sobre as próprias condições de saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Essas informações servirão para atualizar o histórico de saúde dos alunos, considerando aspectos e marcadores como risco coronariano, hipertensão, diabetes, obesidade, problemas articulares entre outros.

A avaliação será realizada na plataforma Avaesporte e considerará pontos individuais como objetivos, imagem corporal (registro fotográfico e autopercepção), histórico de saúde atual e autopercepção de marcadores de qualidade de vida.

As avaliações acontecerão em entrevistas agendadas pelo professor e realizadas pelo plataforma Google Meet, pela qual já acontecem as aulas.

As avaliações físicas constituem importante aspecto no processo de conhecer individualmente as condições de saúde dos usuários atendidos pelo projeto e os dados servem como base para planejamento de treinos e para acompanhamento das ações.
O Observatório da Saúde realiza periodicamente processos de avaliação personalizada dos alunos, mas também monitora regularmente aspectos qualitativos e coletivos relacionados a ações de suporte social que estão para além da atividade física isolada.

Segundo a professora Irene van den Berg, no contexto de pandemia, poder realizar essa avaliação de forma digital e individualizada é importante para mapear e compreender aspectos que dizem respeito à qualidade de vida e bem-estar dos usuários em condições sociais e emocionais peculiares.