UERN é uma das instituições organizadoras do Encontro Interinstitucional de Economistas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das instituições envolvidas na organização do Encontro Interinstitucional de Economistas. O Encontro ocorrerá virtualmente nos dias 13, 18, 20, 25 e 27 de agosto de 2020. Professores do Departamento de Economia do Campus de Assú estão envolvidos na programação e na comissão organizadora.

O Encontro faz uma alusão ao Dia do Economista, comemorado em 13 de agosto, e visa promover uma interação com estudantes, professores e economistas de diversos estados. O evento contará com palestra de abertura, mesas temáticas sobre a formação, experiências de estudantes e oportunidades profissionais, além de minicursos em diversas áreas, como finanças, uso de softwares, teoria, entre outros.

No dia 13 de agosto, a partir das 19h, a palestra de abertura será com o prof. Paulo Henrique Vaz (professor de graduação, mestrado e doutorado em Economia da UFPE e Ph.D em Economia pela University of Illinois at Urbana-Champaign). O tema da palestra será “Trajetória Profissional do Economista”. Paulo Vaz foi indicado a um seleto grupo de jovens economistas que participarão do 7th Lindau Nobel Meeting on Economic Sciences. O evento ocorre a cada três anos e permite um importante encontro entre a promissora geração de lideranças científicas em economia com ganhadores do Prêmio Nobel. Paulo Vaz foi o único brasileiro selecionado a participar desse evento organizado pela Lindau Nobel Laureate Meetings na cidade de Lindau, Alemanha.

Veja o site do ENCONTRO onde é possível fazer a inscrição nos minicursos e consultar as mesas temáticas. O Encontro Interinstitucional de Economistas será transmitido on-line pelo Google Meet e YouTube.

A profissão do Economista foi regulamentada no Brasil em 13 de agosto de 1951, através da Lei 1411, sancionado pelo então Presidente Getúlio Vargas. Tradicionalmente, o dia 13 de agosto ficou marcado como o dia do Economista.

PARCERIA – Fazem parte do evento as instituições: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Federal Fluminense (UFF).