Núcleo de Atenção Materno-Infantil da FAEN faz balanço das atividades dos últimos dois anos

O Núcleo de Atenção Materno-Infantil (NAMI), da Faculdade de Enfermagem (FAEN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) fez um balanço do número de atendimentos realizados em 2018, 2019 e em fevereiro deste ano. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os atendimentos presenciais foram suspensos, mas algumas atividades continuam acontecendo de forma virtual.

O NAMI visa atender as demandas das crianças acometidas pela microcefalia decorrentes do Zika Vírus e suas famílias. É composto por extensionistas da FAEN, docentes e técnicos e pela Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade.

Em 2018 foram realizados 1.600 atendimentos, enquanto em 2019 o total foi de 1.118. O número baixou devido à redução de um dia de atendimento para a inserção de outros projetos do Núcleo. Em 2020, só foi possível atuar em fevereiro, uma vez que em janeiro o Núcleo estava de férias e em março houve a suspensão devido à pandemia.

“Não foi possível acrescentar mais um dia além do que já tínhamos devido ao limite de carga horária dos alunos que é destinada para a extensão, mas procuramos inserir outros atendimentos que em 2018 não eram ofertados, como pediatria e musicoterapia”, explicou a enfermeira integrante do NAMI, Hosana Mirelle.

Estimulação, produção de materiais informativos, resposta às dúvidas e interação com as mães, crianças do projeto e comunidade em geral são as ações que continuam sendo realizadas à distância enquanto durar a pandemia.

ATENDIMENTOS – 2018

Fisioterapia: 560