Café Filosófico da FE debaterá sobre as ideias de Pestalozzi

As ideias do pensador suíço Johann Heinrich Pestalozzi serão foco do debate da segunda edição do Café Filosófico da Faculdade de Educação (FE). O evento será realizado em 5 de março, às 7h, no auditório do Departamento de Artes (DART), no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Com o tema “A filosofia da educação de Pestalozzi”, o Café Filosófico discutirá a incorporação do afeto à sala de aula, teoria defendida pelo educador. A palestrante será a Prof. Me. Brígida Lima Batista Félix, da Faculdade de Educação da UERN.

Para Pestalozzi, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança. Ele defendia que o amor deflagra o processo de autoeducação. A escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto.

A programação do II “Café Filosófico da FE: A filosofia da educação de Pestalozzi!” é voltada para estudantes de Pedagogia, Licenciatura e toda a comunidade acadêmica da UERN e de Instituições de Ensino Superior. “Muitos alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e de faculdades privadas já nos procuraram para participar do evento”, informa o coordenador do Café Filosófico, o Prof. Dr. Erick Vinícius Santos Gomes.

A programação é totalmente gratuita. Os interessados podem fazer suas inscrições através do site da Faculdade de Educação, a partir da próxima semana. A participação no evento dará direito a certificado de 8 horas/aula.