Startup da UERN está entre as cinco primeiras colocadas no Desafio da Embrapa

Otimizar a produção e venda de produtos da cadeia leiteira são algumas das funcionalidades da startup “Caminhos do Leite”. A iniciativa que faz parte do projeto intitulado “Sistema Cooperativa Virtual”, desenvolvido por professores e alunos do curso de Ciência da Computação da UERN, foi uma das cinco finalistas do Desafio de Startups “Ideas for Milk”, realizado pela Embrapa e instituições parceiras.

É o segundo ano consecutivo que os uernianos estão entre os cinco primeiros colocados no Desafio da Embrapa. “É um excelente resultado”, comemora o professor Lima Júnior, orientador do projeto e diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT). O projeto consiste na criação de um aplicativo para venda de produtos da cadeia leiteira, o sistema intermedeia a oferta de produtos por parte dos cooperados, facilitando as relações comerciais de compra e venda.

O aplicativo terá características de uma cooperativa para venda de produtos da cadeia leiteira. “Cooperados ligados a determinada cooperativa poderão ofertar seus produtos e a cooperativa irá intermediar as vendas com compradores. No aplicativo, os cooperados poderão cadastrar aquilo que produz e vender por um preço base, estipulado pela cooperativa. Os compradores poderão realizar pedidos conforme a demanda que necessite e negociar preços. Não encontramos nenhum aplicativo com tais funcionalidades no mercado”, explica o estudante Leonardo Marques. No desenvolvimento do aplicativo está sendo utilizado tecnologias como: Xamarin, React Native, Flutter e Ionic.

Além de otimizar a venda de produtos derivados do leite, a startup “Caminhos do Leite” possibilita excluir a figura do atravessador entre o produtor e o consumidor, permitindo que o pequeno agricultor faça a venda direta pelo aplicativo.

“O projeto foi muito bem avaliado pela equipe do Desafio de Startups “Ideas for Milk”. Isso nos dá mais segurança para desenvolver startups nos anos seguintes”, observa Lima Júnior. O Desafio de Startups é realizada pela Embrapa anualmente e tem como objetivo apresentar soluções inovadoras para os problemas da pecuária de leite no País.

O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. Tem correalização do Sebrae e conta com o patrocínio das seguintes instituições: Alta Genetics, Bayer Saúde Animal, Belgo Arames, Ceitec, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM, Tim, Viva Lácteos e Vivare. Também são parceiros da iniciativa a Cisco, Danone, IBM e Microsoft.