Com o intuito de compartilhar relatos de experiências e boas práticas de estágios dos cursos de graduação da Universidade do Rio Grande do Norte (Uern), anualmente é realizado o Simpósio de Estágios da Uern. A terceira edição ocorreu no final de agosto, se consolidando como um importante evento formativo para os graduandos.
Organizado pelo Departamento de Estágio Obrigatório, da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (DEO/Proeg), em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a Diretoria de Educação a Distância (Dead) e com articulações com os campi, o evento teve como principal objetivo sistematizar, em toda a instituição, a socialização das experiências de estágio dos cursos.
“Podemos dizer que o evento teve um excelente resultado, já que contamos com a participação de mais de mil pessoas e 368 trabalhos apresentados”, avalia a chefe do DEO, Regiane de Paiva. O Simpósio teve momentos formativos, com conferência, mesas-redondas, palestras e roda de conversa.
A título de dados quantitativos, a cerimônia de abertura do Simpósio, no dia 25 de agosto, que contou com a presença da Professora Lenilda Duarte (Investigadora em Educação Digital e Comunicação em Cabo Verde), registrou 299 participantes. No dia seguinte, 26 de agosto, a programação nos campi alcançou 346 presenças. Já o pico de participação ocorreu no dia de encerramento, em 27 de agosto, com 555 presenças válidas registradas.
Quanto à abrangência geográfica, todos os campi participaram deste evento. O campus de Mossoró contou com a participação de 359 discentes (36,2% do total), seguido pelo campus de Assú, que respondeu por 275 ouvintes (27,7%), e pelo campus de Pau dos Ferros, com 264 participantes (26,6%). As demais unidades registraram 43 inscritos no campus de Natal (4,3%), 34 em Patu (3,4%), 14 em Caicó (1,4%) e 2 participantes externos (0,2%), consolidando a articulação multicampi promovida pela Uern.
Participaram da programação na modalidade apresentação de trabalhos, estudantes dos cursos de Geografia, História, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa e Pedagogia, do Campus de Assú; Filosofia e Odontologia, do Campus de Caicó; Administração, Ciência da Computação, Educação Física, Enfermagem, Geografia, Gestão Ambiental, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Serviço Social, do campus Mossoró.
Além de estudantes dos cursos de Ciência da Religião e Turismo, do Campus de Natal; Letras –Língua Portuguesa, Matemática Pedagogia e Pedagogia (PARFOR), do Campus de Patu; e os cursos de Enfermagem, Geografia, Letras – Língua Espanhola, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa e Pedagogia do campus de Pau dos Ferros.
Por fim, a mobilização por curso destacou a presença das licenciaturas, com maior engajamento dos discentes de Pedagogia (201 ouvintes, ou 20,3%), Letras – Língua Portuguesa (154 alunos, ou 15,5%) e Geografia (140 discentes, ou 14,1%), acompanhados por Ciências Contábeis com 69 inscritos (7,0%), Serviço Social com 53 (5,3%), Educação Física com 49 (4,9%), Letras – Língua Inglesa com 44 (4,4%), Gestão Ambiental com 41 (4,1%), História com 39 (3,9%) e Letras – Língua Espanhola com 28 alunos (2,8%).
Para Regiane de Paiva, os números reforçam uma cultura consolidada de coautoria e trabalho em equipe nos estágios da Uern. ” Tivemos nessa edição 368 trabalhos apresentados por quase 600 discentes. Participaram do evento quase mil pessoas. Destes, 43,8% estavam atuando exclusivamente no estágio obrigatório; 36,5% declararam não possuir vínculo de estágio no período; 11,9% cumpriam apenas estágio não obrigatório; 6,6% realizavam ambas as modalidades simultaneamente e 1,2% identificaram-se como participantes externos. É uma participação bastante expressiva”, afirma.
