Colóquio de Física debate sobre “Gelos de Spin Artificial”

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizará nesta quarta-feira, 14, o colóquio intitulado “Gelos de Spin Artificial: O caso do gelo ‘pinwheel’”. O evento tem início às 15h, no auditório do PRODEPE/FANAT, no Campus Central.

O colóquio será ministrado pelo Prof. Dr. Rair Macedo (University of Glasgow).

Os gelos de spin artificiais são redes bidimensionais de nanoilhas magnéticas geometricamente frustradas, originalmente concebidas para mimetizar o comportamento de materiais com a estrutura cristalina do pirocloro comumente conhecidos como gelos de spin. Em trabalhos recentes, pesquisadores sugerem uma nova geometria denominada Gelo de Spin Artificial “pinwheel”.

Nessa estrutura é possível encontrar reversão coerente de domínios magnéticos, novos tipos de paredes de domínios e frustração completa das interações entre as nanoilhas. Durante o colóquio, esses resultados serão discutidos incluindo as técnicas usadas para fabricação, caracterização e estudo teórico dessas estruturas.