A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) receberá, a partir de segunda-feira, 23, quase 15 mil estudantes de graduação – incluindo ensino presencial e a distância, para o início das aulas do semestre letivo 2026.1 em todos os seus campi.
O calendário universitário está em concordância com o calendário civil, e a Universidade está pronta para receber estudantes, técnicos e docentes para, juntos, construir uma sociedade mais justa e pautada na educação de qualidade. “As pessoas são o bem mais precioso da nossa Universidade, por isso queremos cumprimentar toda a nossa comunidade universitária, todos que seguem acreditando na educação como projeto de transformação coletiva”, disse a reitora da Uern, Cicília Maia.
Para quem é veterano, há o desejo do reencontro e de continuidade da jornada acadêmica. Já para aqueles que estão ingressando agora no ensino superior, é um momento de grandes descobertas.
Entre os novatos, há quem possua certa familiaridade com o ambiente universitário. É o caso de Gabriel Filho, que teve contato com a Uern ainda no Ensino Médio. Ele fez parte de um projeto científico desenvolvido na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho em parceria com o Laboratório de Biotecnologia da Uern, o qual foi premiado internacionalmente.
Essa experiência influenciou na hora de Gabriel decidir qual curso superior iria fazer. “Justamente por causa do projeto, eu acabei me familiarizando bastante com a Uern. Então ingressar no curso que queria foi como dar um próximo passo em busca do meu sonho de uma carreira. Eu espero realmente que eu consiga aproveitar bastante esses anos de Uern, vai ser uma fase muito grandiosa da minha vida”, afirmou Gabriel Filho, calouro do curso de Ciências Biológicas em Mossoró.
Sara Mendes é caloura do curso de Direito na Uern Mossoró e disse estar surpresa com essa conquista. “Confesso que Direito foi algo inesperado para mim, mas estou bastante animada para o que a faculdade pode proporcionar. Tenho muito interesse na carreira pública e conto com a Uern para me dar tal direcionamento”, comentou.
O sentimento de ansiedade toma conta de Yuri Borges. Ele vai ingressar no curso de Ciências Contábeis, e disse querer usufruir de tudo que a Universidade pode oferecer. “Minhas expectativas estão altas por já ter ouvido falar muito bem da Uern. Espero conseguir ingressar em diversos projetos, seminários e me tornar um bom profissional na área da contabilidade”, declarou.
