Texto: Iasmin Cardoso – estagiária de Jornalismo
A Diretoria de Educação, Cultura e Arte (Deca) da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoveu, nesta sexta-feira, 06, às 10h, na Pinacoteca José Gurgel, na Reitoria, a abertura da exposição fotográfica intitulada “Entre Confetes e Memórias: o Carnaval de Mossoró em imagens e histórias”.
O evento contou com apresentação de frevo da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire da Uern seguida de um momento de apreciação e discussão sobre as fotografias – cedidas pelo acervo da Prefeitura Municipal de Mossoró e agremiações carnavalescas – de personalidades que marcaram a tradição do Carnaval pela cidade.
A reitora da Uern, Cicilia Maia reafirmou a Uern e a cidade como espaço para arte e cultura.
“Essa exposição representa a Universidade, mais uma vez, reafirmando o compromisso social com a sociedade, trazendo educação, cultura, arte e lazer para o mesmo espaço. Além de levar orientação e conhecimento para as gerações de agora e, consequentemente, para as futuras”, ressaltou.
O diretor da Deca, Felipe Rocha, explicou o surgimento do projeto e sua relação com a Instituição.
“O objetivo é reafirmar a identidade cultural da cidade, resgatando a alegria e o espírito do carnaval, e destacar a importância da cultura e da arte na formação humana, com apoio da universidade”, comentou.
A consultora do Banco do Nordeste Cultural, Mical Martins, enfatiza a importância da parceria com a Instituição.
“Essa parceria permitiu que fôssemos mais longe com as nossas ações, nossas manifestações artísticas. Arte, cultura e educação sempre de mãos dadas”, compartilhou.
A visitação é aberta ao público, de acesso gratuito, até o dia 30 de março, em horário comercial. Em breve, escolas da região também serão convidadas a participar de visitas mediadas na Pinacoteca, proporcionando um passeio educativo e cultural pelo acervo.
O evento acontece em celebração à tradição carnavalesca mossoroense, preservando e resgatando a história da cidade, das pessoas, das agremiações e das memórias que transformam as festividades em patrimônio afetivo e cultural local.
O projeto é uma parceria da Uern com o Banco do Nordeste Cultura l- vinculada ao Uern Cultura Viva – programa de extensão com o objetivo de integrar ações e projetos desenvolvidos na Universidade, nos campos da cultura e arte, com atividades de artistas, grupos artísticos e mestres da cultura popular, com atuação nos diversos territórios do estado.
