A Aula abordará o tema “Educação como Direito Humano e Instrumento de Emancipação e de Referenciamento Social”, com mediação da reitora Cicília Maia
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) marca o início do ano letivo de 2026 com uma programação especial voltada à reflexão sobre o papel da universidade na sociedade.
A Aula Magna acontecerá no dia 24 de fevereiro, às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, com a presença do renomado professor José Geraldo Júnior, ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) e um dos principais expoentes do pensamento jurídico e social no Brasil.
O professor José Geraldo é conhecido por sua atuação na defesa dos Direitos Humanos e pelo projeto de pesquisa “Direito Achado na Rua”, com série homônima de 10 volumes publicados. É Professor Emérito e docente titular jubilado da UnB, onde continua atuando como pesquisador colaborador na graduação e pós-graduação.
A Aula Magna abordará o tema “Educação como Direito Humano e Instrumento de Emancipação e de Referenciamento Social”, com mediação da professora Cicília Raquel Maia Leite, reitora da Uern.
A atividade será transmitida ao vivo pelo YouTube da Uernoficial e tem como objetivo debater como o ensino superior pode atuar como uma ferramenta de libertação e de justiça social, garantindo um diálogo profundo sobre as diretrizes pedagógicas e sociais da universidade.
O evento é voltado à comunidade acadêmica e à sociedade geral e contará com emissão de certificado. As vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas mediante o preenchimento do formulário. Garanta sua vaga:
A Aula Magna está inserida na programação do Reconecta, que inclui outras atividades que marca o início do semestre (veja a programação).
Atividade formativa – cumprindo agenda na Uern, o professor José Geraldo participará no dia 25 de fevereiro, às 9h, no Auditório da Fafic de uma atividade formativa dentro da programação do “Conect@”, abordando o tema: “A Universidade na Rua: a construção ampliada de espaços acadêmicos socialmente referenciados e transformadores”.
