Projeto de extensão e pesquisa “Ação Pró-Tea” realiza o I Ciclo Conversando sobre Autismo

O projeto de extensão e pesquisa “Ação Pró-Tea”, desenvolvido por docentes e alunos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN), realizou nesta segunda-feira (22), o I Ciclo Conversando sobre Autismo – Psicopedagogia: discutindo ferramentas de intervenção para trabalhar em casa.

A atividade abordou algumas ferramentas de intervenção que podem ser aplicadas em casa pelos pais e familiares. A programação teve como convidadas: Andressa Montenegro (psicopedagoga), Maria de Lourdes da Silva (psicopedagoga) e Marjoreen Paiva (mãe de autista).

O projeto apresenta que, a partir da identificação das dificuldades enfrentadas pelo diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é possível contribuir para a adoção de medidas voltadas para a incrementação curricular da disciplina de pediatria nas faculdades de medicina. Com isso, as famílias de crianças que ainda irão passar pelo processo de investigação e diagnóstico poderão obter uma resposta mais célere, possibilitada pela pesquisa ativa dos sinais precoces nos consultórios pediátricos, ainda na primeira infância.

O projeto é coordenado pela Profª. Dra. Áurea Cristina (neuropediatra) e pela professora e coorientadora doutora Allyssandra Rodrigues (psicopedagoga).