A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte obteve conceito 4 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica – Enamed
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte obteve conceito 4 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que substituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) na área de Medicina.
O índice, em uma escala que vai de 1 a 5, coloca a Uern entre as instituições mais bem avaliadas do país na formação médica. Ao todo, 61 alunos de Medicina participaram do exame, realizado em outubro de 2025 e cujos resultados foram apresentados pelo MEC nesta segunda-feira (19).
A reitora Cicília Maia destaca que o resultado reflete a qualidade do ensino da Uern. “Parabenizamos todos os alunos, docentes e técnicos da Faculdade de Ciências da Saúde. São mais de duas décadas formando médicos e médicas que conquistam excelentes resultados nas avaliações externas, em concursos e residências. Lembrando que recentemente conquistamos a terceira Residência Médica, isso comprova a qualidade do nosso curso”, afirmou Cicília Maia.
Para a professora Alyssandra Rodrigues, diretora da Facs/Uern, o bom conceito é fruto do esforço coletivo: “Agradecemos todo o empenho dos nossos docentes, técnicos e parabenizamos os alunos que participaram do Enamed. Estamos sempre buscando o melhor para a formação médica e ficamos muito felizes com esse resultado”, destacou Allyssandra.
O avaliador institucional da Uern, professor Wendson Dantas, afirma que o resultado do Enamed posiciona a Uern entre as melhores escolas médicas do país e reafirma seu papel estratégico como universidade pública do estado do Rio Grande do Norte, ao contribuir para a redução das assimetrias regionais na formação em saúde. “O conceito 4 expressa a maturidade do Curso de Medicina e o fortalecimento da avaliação institucional como instrumento permanente de qualificação acadêmica e pedagógica. É importante destacar que a nota decorre do desempenho dos nossos estudantes na prova, refletindo a qualidade da formação construída ao longo do curso”, complementou Wendson.
O Enamed tem como objetivo analisar conhecimentos, competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), com ênfase no fortalecimento e atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).
