A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta terça-feira, 13, o resultado da Avaliação Quadrienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu. Oito Programas de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) elevaram suas notas neste ciclo avaliação.
Nesta avaliação, dois Programas de Pós-graduação aumentaram sua nota para 5 (PPG em Ciências Naturais e o Posensino). Com isso, a Uern passa a contar com sete Programas de Pós-graduação com conceito 5. Aos dois citados, soma-se os Programas de Pós-graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular – Mestrado e Doutorado; Multicêntrico em Ciências Fisiológicas – Mestrado e Doutorado; Mestrado Profissional em Ensino de Biologia; Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado; e Mestrado Profissional em Ensino de História.
Outros seis programas subiram a nota de 3 para 4: os Programas de Pós-graduação em Educação (POSEDUC), em Saúde e Sociedade (PPGSS), em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), em Ensino (PPGE), em Seviço Social e Direitos Sociais (PPGSDSS) e em Ciências da Linguagem (PPCL).
Os demais Programas de Pós-graduação mantiveram suas notas.
Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, os resultados da Avaliação Quadrienal da CAPES mostram que a pós-graduação da Uern vive um momento de crescimento consistente.
“Hoje, 91,3% dos nossos programas estão com notas 4 e 5, e oito deles elevaram suas notas neste ciclo, o que evidencia o trabalho coletivo das coordenações, docentes, discentes, equipes técnicas e o apoio institucional permanente da Universidade. A Uern segue avançando na qualidade da formação, da pesquisa e da produção científica”.
A reitora Cicília Maia destaca que o resultado da Avaliação Quadrienal dos cursos de pós-graduação, realizado pela CAPES, é fruto de muito trabalho e dedicação de nossos pesquisadores – docentes, estudantes e técnicos. “Mais de 90% dos nossos cursos de pós-graduação têm conceito 4 e 5. Temos orgulho de ser uma Instituição que forma doutores e mestres no interior do Rio Grande do Norte”, declara.
A avaliação, feita a cada quatro anos, é realizada pela Capes, fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.
⇒ Confira a avaliação dos Programas de Pós-graduação:
PPGs com conceito 5
Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais – PPCN
Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular – PMBqBM
Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL
Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO
Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO
Multicêntrico em Ciências Fisiológicas – PPGMCF
Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA
PPGs com conceito 4
Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC
Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade – PPGSS
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas – PPGCISH
Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS
Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais – PPGSDSS
Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido – PLANDITES
Programa de Pós-Graduação em Física – PPGF
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPCL
Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO
Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO
Mestrado Profissional em Sociologia – PROFSOCIO
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI
Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROSAÚDE
PPGs com conceito 3
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação – PPGCC
Programa de Pós-Graduação em Economia – PPE
