Na manhã desta quarta-feira, 17, foi realizada a abertura da II Mostra Científica do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia. A programação, ocorrida na sede da unidade, marca as atividades comemorativas do aniversário de três anos de instalação do Hospital.
A Mostra Científica do Hospital Regional da Mulher reúne estudantes, professores e pesquisadores em um momento de troca de experiências e disseminação das informações e produções científicas que integram tecnologia, humanização e compromisso com a vida.
O vice-reitor Chico Dantas destacou que esse é um momento muito especial. “Comemoramos três do Hospital da Mulher com resultados consolidados, em termos de pesquisa. Essa segunda amostra ressalta as ações de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no Hospital, e também reforça a solidez da parceria entre o Hospital da Mulher e a Uern, uma parceria que vem dando bons frutos”, declara.
Conforme a diretora da gestão acadêmica do Hospital, Renata Janice, a Mostra é um momento de apresentar as experiências exitosas na tríade ensino, pesquisa e extensão, além de expor os relatos sobre as atividades desenvolvidas dentro do hospital por alunos da graduação e pós-graduação. “Então é um momento de extrema alegria”, enfatiza a diretora.
Com o tema “Inovação e Humanização na prática em saúde: construindo caminhos para o cuidado integral”, a programação de abertura contou com a palestra magna sobre o tema geral do evento, ministrada pela Profa. Dra. Maura Vanessa Sobreira, do curso de Enfermagem da Uern Caicó.
Ao longo desta quarta-feira, 17, será realizado um minicurso sobre “Interpretação de Testes Rápidos”, como o Prof. Dr. Emanuell dos Santos Silva, farmacêutico e docente na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (FACENE). Em seguida, terá apresentações de trabalhos.
No dia 18 de dezembro, a programação continua com os minicursos “Cuidados na Hemotransfusão”, ministrado pela enfermeira Camila Fernandes de Amorim (Hemocentro de Mossoró); e “Segurança do Paciente: Qual o meu papel?”, com Nívia Bitú Saraiva, Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital da Mulher. O evento contará ainda com a premiação dos trabalhos apresentados.
A iniciativa visa promover a troca de experiências, a valorização do trabalho multiprofissional e a construção de soluções que qualifiquem a assistência dentro do hospital e ampliem o impacto positivo na comunidade.
