A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino) divulgou, nesta sexta-feira (12), o resultado preliminar do processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ensino, turmas 2026, bem como a convocação dos(as) candidatos(as) aprovados(as) nas vagas reservadas para ações afirmativas para a banca de heteroidentificação. O programa é ofertado em associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
O resultado preliminar contempla candidatos(as) classificados(as) nas quatro linhas de pesquisa do PosEnsino, tanto para o curso de mestrado quanto para o doutorado, distribuídos entre ampla concorrência, cotas étnico-raciais, pessoas com deficiência e servidores das instituições associadas. As listas apresentam os nomes, códigos de inscrição, notas finais e a situação de cada candidato(a), incluindo aprovados(as), suplentes e vagas preenchidas por remanejamento, conforme previsto em edital.
De acordo com o cronograma do certame, os(as) candidatos(as) que desejarem interpor recurso contra o resultado preliminar poderão fazê-lo no dia 15 de dezembro de 2025, por meio de formulário específico, encaminhado ao e-mail oficial do programa. A análise dos recursos será divulgada no dia 22 de dezembro, mesma data prevista para a publicação do resultado final da seleção, no site do PosEnsino.
Além da divulgação do resultado preliminar, o PosEnsino publicou edital específico convocando os(as) candidatos(as) aprovados(as) nas vagas reservadas para pretos(as), pardos(as), indígenas e quilombolas para a realização do procedimento de heteroidentificação. A etapa é obrigatória e tem como objetivo a confirmação da condição autodeclarada, conforme as resoluções vigentes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
A banca de heteroidentificação será realizada de forma presencial no dia 15 de dezembro de 2025, a partir das 9h, na Sala H4 do Departamento de Comunicação Social (Decom), no Campus de Mossoró da Uern. Os(as) candidatos(as) convocados(as) devem comparecer munidos(as) de documento oficial de identificação. O não comparecimento implicará eliminação do processo seletivo e perda da vaga.
Os resultados da banca de heteroidentificação estão previstos para divulgação até o dia 16 de dezembro de 2025, na página oficial do programa. Será assegurado o direito a recurso administrativo, em prazo estabelecido no edital, exclusivamente por via eletrônica. Dúvidas adicionais podem ser encaminhadas à Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad) ou à coordenação do PosEnsino, por meio dos canais institucionais.
