A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc) e da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), publicou nesta quinta-feira, 4, o Edital nº 21/2025, que torna público o resultado do procedimento de heteroidentificação dos candidatos convocados para vagas destinadas a pretos, pardos (negros) e indígenas no processo seletivo de discentes regulares do Poseduc para ingresso em 2026.
O procedimento atende às políticas institucionais de ações afirmativas e integra a etapa obrigatória de confirmação da autodeclaração dos candidatos que concorrem por cotas étnico-raciais. Conforme o edital, os resultados divulgados referem-se aos candidatos convocados anteriormente pelo Edital nº 20/2025 – POSEDUC/UERN – DIAAD/UERN.
De acordo com o Anexo Único do edital, foram confirmadas as autodeclarações de dois candidatos, classificados como cotistas, enquanto uma candidata não teve a autodeclaração validada. A relação nominal está disponível no documento oficial.
O edital também assegura o direito de interposição de recurso, exclusivamente aos candidatos que compareceram ao procedimento e não tiveram a autodeclaração confirmada. O recurso poderá ser apresentado, uma única vez, pelo e-mail etnicoracial.diaad@uern.br, no prazo de até 48 horas após a publicação do resultado.
A Uern ressalta que poderá verificar, a qualquer tempo, a autenticidade das informações prestadas pelos candidatos, e que a constatação de fraude implicará perda de vaga ou exclusão do programa, sem prejuízo das medidas legais cabíveis.
O Edital nº 21/2025 entra em vigor na data de sua publicação e pode ser consultado na íntegra no Portal da Uern e na página oficial do Programa de Pós-Graduação em Educação.
