A professora doutora Eliane Anselmo da Silva, titular da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da UERN, cumpre agenda em março do próximo ano na Universidade de Évora, em Portugal.
O trabalho integra o Projeto Interculturalidade na Universidade Pública, Ações Afirmativas, Inclusão Social e Relações Raciais.
O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Paiva de Carvalho (UERN), e em Portugal, é coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Miguel Dionísio (UÉvora), e está vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
O objetivo é proporcionar a cooperação internacional entre programas de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade de Évora (UÉvora) e da Universidade de Brasília (UnB), por meio de pesquisas sobre interculturalidade no ensino superior, políticas de ação afirmativa, as desigualdades étnico-sociais no Brasil e relações étnico-raciais.
A professora, além de coordenar o seminário de pesquisas junto aos estudantes bolsistas de mestrado e doutorado sanduíche do projeto, ministrará a conferência “Educação para as relações étnico-raciais”, abordando a perspectiva do Brasil, e em âmbito mais local, a experiência da UERN.
“A importância desse diálogo sobre uma educação para as relações étnico-raciais está na troca de conhecimentos desde a experiência do Brasil, em como a educação pode e deve contribuir para o enfrentamento ao racismo e para o fim da exclusão social que o povo negro e que os povos originários sofrem e sempre sofreram, desde o processo violento de colonização. E ainda, em como as relações sociais pautadas em marcadores como raça e etnia podem ser construídas de maneira justa, seja no Brasil, seja em Portugal, ou em qualquer lugar do mundo”, afirmou Eliane.
