Texto: Iasmin Cardoso – Estagiária de Jornalismo
A cerimônia de abertura dos Jogos Universitários da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Juerns) 2025 aconteceu nesta segunda-feira, às 8h30, no Ginásio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), e reuniu estudantes, docentes e servidores de diversos campis da Instituição.
Nesta edição, os Juerns trazem uma novidade: a inclusão dos servidores da Instituição entre os participantes, ao lado de estudantes da graduação e da pós-graduação. Mais de 500 inscrições de atletas foram realizadas nos Jogos Universitários, em diversas modalidades, tanto individuais quanto coletivas.
A cerimônia começou com a apresentação cultural da Fanfarra Arte em Batucada, da Escola Estadual Francisco Antônio Medeiros, em Mossoró, que trouxe ritmos diversos e abrilhantou o momento.
Após a entrada das delegações, os participantes cantaram o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, os atletas se reuniram para o juramento, anunciado pela estudante de Educação Física, Anne Albuquerque, reafirmando o compromisso com o espírito esportivo e a ética nas competições.
A programação contou com a presença das autoridades que compõem a comunidade acadêmica. Entre elas, a reitora da Uern, Cícilia Maia, também competidora da modalidade Xadrez, que durante seu discurso enfatizou o compromisso da Universidade em fomentar o esporte no ambiente acadêmico. “O esporte, além de promover qualidade de vida, fortalece nossa universidade ao exercitar corpo e mente, ensinando foco, disciplina, competitividade saudável e nosso papel na sociedade”, compartilha.
A pró-reitora de assuntos estudantis, Ana Angélica, desejou bons jogos aos participantes. “Reforço que não fazemos esses jogos sozinhos, mas ao lado de muitos parceiros, o que garante mais uma edição de sucesso. Esperamos que estes Jogos Universitários sejam marcados por muito êxito e energia”, enfatiza.
A coordenadora geral do evento, Rafaela Catherine, reforça a importância do esporte na saúde física e mental dos atletas. “Desejo a todos um excelente Juerns, que vivam plenamente o esporte e, por meio dele, encontrem incentivo para cuidar de si de forma integral, cuidando do corpo e da mente”, diz.
A diretora da Faculdade de Educação Física da Uern (Faef), Daniele Bessa, relata sua expectativa ao participar pela primeira vez como competidora do Juerns. “Esta é a primeira vez que participo do Juerns como competidora, e isso traz uma expectativa muito especial para mim. Encaro o evento como um marco importante para nossa Universidade, porque fortalece o esporte e une os cinco campi. Desejo uma excelente competição a todos”, destaca.
O estudante de Educação Física, Téllison Felipe, relembra da sua primeira vez ao participar dos jogos e declara esperar vencer este ano novamente. “Minha experiência com o Juerns é muito gratificante. Eu competi no ano passado e, hoje, volto para competir novamente no vôlei. Estou muito contente por fazer parte desse movimento e feliz por ver o evento valorizando o esporte e a cultura. Espero que possamos sair campeões”, conta.
As modalidades em disputa abrangem: Xadrez, Natação, Atletismo (100m e 800m), Vôlei de Praia, Futsal, Basquete (3×3) e Voleibol indoor. As partidas serão realizadas entre os dias 1 e 6 de dezembro.
Em Mossoró, a Uern receberá as competições de vôlei de areia (na quadra ao lado do ginásio), xadrez (na sala multiuso da Biblioteca Central) e natação (na piscina da Faef). Já a Ufersa será palco dos jogos de basquete, do voleibol de quadra, além das provas de atletismo. O Ginásio Pedro Ciarlini ficará responsável por sediar os jogos de futsal.
Para além do esporte, os Jogos Universitários também reforçam ações de solidariedade. Cada atleta inscrito é convidado a doar uma bola, item que integrará a campanha Meu Melhor Natal, da Uern, destinada a crianças atendidas por diversas instituições nas cidades onde a universidade está presente, como Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros.
Os Juerns são uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), realizada em parceria com a Ufersa, o Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Sintauern), Associação dos Docentes da Uern (Aduern) a Faef e a Prefeitura de Mossoró.
Fotos: Ênio Freire
