O Programa de Pós-graduação em Física (PPGF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoverá minicursos gratuitos e abertos a todos os públicos sobre cosmologia. A programação será realizada entre os dias 08 e 10 de dezembro de 2025, de forma on-line.
Os minicursos são voltados para alunos(as) de graduação, pós-graduação e comunidade em geral interessados(as) em revisar a cosmologia básica e conhecer novos conceitos referente a esta ciência.
As aulas terão como convidados(as) os(as) professores(as) doutores(as):
- Thais Lemos: Observatório Nacional (ON), Rio de Janeiro – RJ, Brasil;
- Bruno Wesley Nogueira Ribeiro: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande – PB, Brasil;
Durante as aulas, serão abordadas questões sobre “O Evento das Fast Radio Bursts na Cosmologia” e “Teorias f(R) na Cosmologia Moderna: Para além de Einstein e do Paradigma LCDM”.
A palestra de abertura (What lies beyond Lambda: extracting new physics in an era of tensions) e encerramento (Efeitos não-gaussianos e relativísticos na ionização de Saha: recombinação cósmica sob uma nova perspectiva) serão ministradas pelos(as) professores(as) Vivian Miranda, da Stony Brook University (SBU), Stony Brook – NY, EUA e Lazaro Lima de Sales, da Uern, Mossoró – RN, respectivamente.
As inscrições poderão ser feitas do dia 24 de novembro a 07 de dezembro de 2025 no site do PPGF, pelo link https://ppgf.uern.br/.
Confira:
