...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Final do IV Campeonato de Natação do Oeste Potiguar reúne atletas da região em Mossoró

Texto: Iasmin Cardoso – Estagiária de Jornalismo

O IV Campeonato de Natação do Oeste Potiguar chega na fase final, neste sábado, 22. A última etapa da competição aconteceu na piscina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró. Foram mais de 1000 participantes, de diferentes faixas etárias, durante todas as etapas classificatórias desta edição.

O evento iniciou às 8h, após o fim do aquecimento dos competidores. A competição é composta por 8 categorias, da juvenil até o master, onde os três primeiros colocados de cada categoria são homenageados com troféus, e os melhores atletas gerais recebem medalhas de ouro, prata e bronze.

O campeonato acontece anualmente e é dividido em três etapas: a primeira aconteceu em julho, na piscina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a segunda na piscina do Complexo Educacional Santo André (Cesa), na cidade de Assú (RN). O evento reuniu atletas de todo o Estado do Rio Grande do Norte. 

O professor Adalberto Veronese, coordenador do Projeto Nadar Mais da Uern, explica sobre o Campeonato de Natação do Oeste Potiguar. “Ele é reconhecido como um dos maiores, senão o maior, evento de natação do Rio Grande do Norte. Sua proposta é inclusiva, aberta a todas as idades, diferentes categorias e níveis de habilidade, visando estimular a participação e a difusão da modalidade”, compartilha.

O atleta profissional, José Januário, de 73 anos, demonstra confiança para a competição. “Participo do esporte há 50 anos. Tenho uma boa experiência com esta piscina, onde nadei bastante durante um período em que residi por aqui. Me sinto condicionado fisicamente, o que me deixa confiante para ter um desempenho satisfatório”, relata.

A atleta do projeto Nadar Mais, Laura Gadelha, de 15 anos, conta como surgiu a paixão pelo esporte. “Minha mãe me incentivou a praticar o esporte ainda na infância. Desde então, jamais desejei abandonar a modalidade. Nela consegui me identificar e encontrar um verdadeiro propósito”, diz.

Entre os medalhistas, a professora do Cesa, Maria Júlia do Nascimento, de 18 anos, expressa imenso orgulho em participar do evento. “Há mais de 10 anos me dedico à natação, modalidade que pratico tanto em nível competitivo quanto recreativo, movida por uma paixão inabalável pelo esporte. Sinto um imenso orgulho em estar presente neste evento, tanto pela conquista desta medalha quanto pelo privilégio de apoiar meus atletas”, destaca.

Ao término da competição, foi realizada uma cerimônia de premiação especial, intitulada “Destaques da Natação do Oeste Potiguar”. Nesta homenagem, são reconhecidos os atletas mais eficientes ao longo das três etapas. São homenageadas, ainda, as pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da natação em nossa região.

Este campeonato surge de uma colaboração entre o Programa Nadar Mais da Uern e o Programa de Atividades Aquáticas (Proaqua) da Ufersa, com o objetivo de fomentar o esporte em nossa região.

Fotos: Iasmin Cardoso

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support