...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa “De Mossoró para o Mundo” promove o primeiro encontro

O sábado na escola Maurício Fernandes da Silva, foi de salas repletas de estudantes, novos conhecimentos e sonhos. No último dia 15, bolsistas da Uern ministraram aulas de inglês para cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino, durante o primeiro encontro do programa “De Mossoró para o Mundo”.

Promovida através de parceria entre a Uern, Prefeitura de Mossoró e a Funcitern, a iniciativa ofertará encontros semanais com aulas de inglês a estudantes do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental que se destacaram em Português, Matemática e Ciências Humanas.

A Uern participa da execução do programa por meio da Faculdade de Letras e Artes (Fala), do Departamento de Letras Estrangeiras, e com apoio logístico da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), responsável pela gestão financeira do projeto.

Aluna do nono ano da Escola Municipal Rotary, Cecília Pereira relata a empolgação com o início das aulas. “Eu já sei o básico de inglês, mas essas aulas são muito importantes pra abrir novas portas pra mim, não só pra viagens e coisa do tipo, mas pro mercado de trabalho e oportunidades em geral”, destaca.

Mas a expectativa e o aprendizado não estão apenas entre os que ocupam as cadeiras de estudante. Para os bolsistas que atuam como professores, a participação no programa também é vista como uma possibilidade de desenvolvimento profissional.

Estudante do Curso de Letras-Inglês da Uern, Letícia Pires vê a participação no programa como uma oportunidade para desenvolver a prática docente em espaços diferentes daqueles onde já atuou.

“Eu estava um pouco tensa no início da aula, mas logo depois a gente conseguiu estabelecer um diálogo muito legal. Eles são muito bons e muito participativos, e isso é muito importante para mim como professora, porque eu venho tentando de fato trabalhar essa abordagem comunicativa que requer a participação dos alunos. E essa é toda a premissa do curso também, de eles desenvolverem essa comunicação”, comenta a bolsista.

O secretário Municipal de Educação, Leonardo Dantas, participou da recepção dos estudantes e enalteceu a importância da parceria com a Uern.

“A Uern para nós é de uma importância gigante. Ela é formadora de mais de 80% dos professores da própria rede pública municipal, e os bolsistas podem agora mostrar um mundo diferente, com novas oportunidades, para os nossos estudantes”, disse o secretário.

A coordenação das atividades do programa na Uern é conduzida pela professora Iara Carneiro, diretora da Fala, em parceria com o professor Marcos Luz, também docente da Faculdade de Letras e Artes.

Conforme a professora, ao final do curso, que contará com até 14 encontros, dez estudantes da rede municipal serão selecionadas para uma viagem a um país de língua inglesa, onde poderão exercitar de forma ainda mais completa o idioma.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support