...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern realizará Percursos Históricos de Memória Negra em Mossoró

O projeto de extensão “Procurando Rafael”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará dois Percursos Históricos de Memória Negra, nos dias 20 e 27 de novembro, no Centro de Mossoró. O passeio guiado é gratuito e aberto ao público e tem como objetivo reafirmar, no Novembro Negro, a força da resistência e da presença negra que atravessa séculos na construção da cidade.

O início das atividades é às 15h no Museu Histórico Lauro da Escóssia com destino à Faculdade de Enfermagem (Faen), em um percurso de aproximadamente dois quilometros e entre uma hora e meia e duas horas de duração.

Em cada parada do trajeto são apresentados personagens, espaços e memórias que evidenciam as lutas, estratégias de sobrevivência e redes de solidariedade que marcaram — e ainda marcam — a trajetória da população negra em Mossoró.

É recomendado o uso de protetor solar, roupas confortáveis, tênis e levar sua própria garrafinha de água. Por ser realizado na rua, pessoas com problemas de locomoção podem sentir dificuldades.

As inscrições podem ser feitas AQUI ou na bio do perfil @procurandorafael no Instagram.

A iniciativa é realizada em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD) da Uern e o Banco do Nordeste Cultural Mossoró.

Projeto de extensão

Pensando nas narrativas construídas na história de Mossoró que o projeto “Procurando Rafael” nasceu com o objetivo de abordar a narrativa sobre o 30 de setembro, buscando destacar o protagonismo de personagens pretos e pretas em todo esse contexto de escravidão e emancipação dos escravizados na cidade de Mossoró. O projeto é realizado por professores(as) e estudantes curso de História.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support