A delegação da Uern estará presente no maior evento global sobre mudança climática com uma agenda focada em sustentabilidade, educação e justiça climática
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) terá uma participação ativa e diversificada na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática – COP 30, que está ocorrendo em Belém/PA, na Amazônia.
A delegação da Uern estará presente no maior evento global sobre mudança climática com uma agenda focada em sustentabilidade, educação, justiça climática e o papel das universidades.
Representando a Uern e a Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), da qual é presidente, a reitora Cicília Maia estará em Belém. “Esse é um evento global, onde políticas ambientais estão sendo discutidas pelas nações visando o futuro do nosso planeta. Precisamos construir redes universitárias, pois temos o potencial de buscar soluções para as mudanças climáticas”, afirmou Cicília Maia.
A COP 30 é dividida em duas áreas: a Zona Azul, para delegações oficiais, e a Zona Verde, aberta ao público e voltada ao diálogo entre sociedade civil, setor privado e governos sobre soluções sustentáveis.
A Zona Azul (Blue Zone) é o palco onde ocorrem as negociações oficiais, da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais. Organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) em que apenas delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada são autorizados. Localizado no parque da cidade, é na zona azul que são definidos os rumos do futuro das políticas climáticas internacionais.
A Zona Verde, também chamada de Green Zone, é a área pública da COP30, administrada pelo governo federal, onde sociedade civil, instituições públicas e privadas, comunidades tradicionais, juventude e demais atores não-governamentais poderão se conectar, dialogar e apresentar projetos de tecnologia e inovação em soluções para a crise climática. É também um espaço de convivência e lazer gratuito para toda a população.
A participação da Uern na COP 30 reafirma o compromisso da instituição com o debate global sobre o clima, integrando as perspectivas da Educação Superior, do Semiárido Brasileiro e da Amazônia nas discussões de sustentabilidade e justiça climática.
Agenda de Participação da Uern na COP 30 (12 a 20 de novembro)
A programação da Uern abrange diversos temas e formatos de discussão:
Lançamento e debates sobre Sustentabilidade e Amazônia
12 de novembro:
- Lançamento do livro “Plano de Transformação Ecológica (PTE) e instituições de Ensino Superior: experiências na Rede UniSustentável”, organizado pela Profa. Jéssica Neiva (Fanat/Uern) e outros. Local: Pavilhão Educação Superior para Ação Climática na Zona Azul, às 10h.
13 de novembro:
- Mesa Redonda: “Amazônia na COP 30: Contribuição das Universidades no enfrentamento da crise climática e no desenvolvimento sustentável”. Participação: Profa. Ana Luiza Saraiva (Fafic/Uern). Local: Fórum de integração Amazônia Global: Diálogos Universitários para a COP 30 UEPA, às 9h.
12 a 16 de novembro:
- Cúpula dos Povos (UFPA): Participação da Profa. Ana Luiza Saraiva (Fafic/Uern) e do discente Junior Oliveira (Pedagogia/Uern EaD).
Educação, Justiça Climática e Papel Institucional
17 de novembro:
- Painel do Selo Social: “O Papel da Educação da Construção de um Mundo com Justiça Climática: Casos e Relatos Práticos”. Apresentação: Profa. Cecília Maia (Reitora Uern). Local: Casa da Sustentabilidade, às 18h.
18 de novembro:
- Mesa Redonda: “Papel das Instituições de Ensino Superior no Enfrentamento das Mudanças Climáticas”. Apresentação: Profa. Cicília Maia (Reitora Uern). Horário: 15h30, Local: Casa da Ciência.
- Em parceria com o CEMAM, o Projeto Cetáceos da Costa Branca-UERN participará no dia 18, das das 14h às 15h, da programação conduzida pelo Consórcio Nordeste, participação no Painel: Oceanos Vivos: Governança Marinha e Costeira, com a palestra sobre a Fauna Marinha do Rio Grande do Norte (Flávio Lima, Daniel Solon, Raquel Marinho, Mariana Almeida Lima).
19 de novembro:
- Mesa Redonda: “Sustainability in Latin American Universities”. Participação: Profa. Cicília Maia (Reitora Uern). Horário: 9h.
- Programação da Casa ONG, PCCB/Uern e Cemam, das 10h às 12h, com as seguintes ações:
parte 1 – O oceano como eixo do equilíbrio climático; parte 2 – A fauna marinha como indicador de mudança; parte 3 – Comunidades costeiras: guardiãs do oceano; e parte 4 – Dinâmica de grupo; Parte 5 – Compromissos Individuais, formação de um “Mural Somos Todos Oceano” (Flávio Lima, Daniel Solon, Raquel Marinho, Mariana Almeida Lima).
Foco no Semiárido Brasileiro
20 de novembro:
- Painel Temático: “Recatingamento e Justiça Climática no Semiárido Brasileiro”. Participação: Profa. Ana Luiza Saraiva (Fafic/Uern). Local: Espaço Consórcio Nordeste, na Zona Verde, às 15h.
Outras atividades e destaques – Além da programação oficial, a Uern marcou presença no THInC 2025!, um evento de inovação Pré-COP30. A Profa. Érica Louise Bezerra (Faen/Uern) participou com o objetivo de auxiliar a desenvolver projetos de inovação focados nos problemas de Saúde da Amazônia.
