...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Semana de Humanidades da Uern é aberta

Foi aberta na noite desta terça-feira a VII Semana de Humanidades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

O evento também marcou a reabertura do Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) da Uern que passou por uma reforma.

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Arilson dos Santos Gomes.

Ele falou sobre “História, Ações Afirmativas e o Ensino de Humanidades”.

“As ações afirmativas, elas permitiram, possibilitaram um incremento no ensino nas universidades justamente porque a partir da pluralidade da diferença dos corpos dos pensamentos que acabam sendo possibilitados esse ingresso acaba fazendo com que a universidade seja mais plural, mais enriquecida, em termos de conteúdo, de currículo, de material humano”, frisou.

“As ações afirmativas realmente estão sendo um ganho muito importante para as humanidades, de uma maneira geral”, acrescentou.

O professor também avaliou a iniciativa da Uern de realizar mais uma edição da Semana de Humanidades. “Eu vejo como muito importante uma reunião coletiva, multidisciplinar, interdisciplinar, que potencializa ainda mais o que a gente chama de humanidades, porque, de fato, isso converge e interage, isso potencializa as ações humanas”, declarou.

“A universidade está de parabéns, os cursos que estão imbuídos deste processo estão de parabéns e nós estamos aí para colaborar, contribuir, para fortalecer ainda mais, né, todo esse momento, esse contexto que a gente está vivenciando de ações afirmativas, de estudos interdisciplinares, então a Universidade e a UERN está de parabéns nos seus cursos”, complementou.

Representando a reitora Cicilia Maia, o pró-reitor de extensão Esdras Marchezan declarou que a Semana de Humanidades é importante no contexto dos ataques sofridos por essa área do conhecimento e marca o retorno do auditório da Fafic. “A Semana de Humanidades é aquele evento que congrega todos os cursos da Fafique, discutindo a pauta das humanidades, que é uma pauta que nos últimos anos tem sido tão atacada, historicamente vem sendo tão atacada. Então ter esse evento reunindo pesquisadores da UERN, de outras instituições, estudantes também, servidores, nesse debate eu acho que fortalece essa pauta e aponta caminhos para que a gente possa desenhar alternativas de como se fortalecer”, avaliou.

“E também é um momento importante essa abertura de hoje nesse novo espaço auditório da Fafique, um espaço que foi reformado no trabalho da gestão central, a gestão da professora Cílcilia e do professor Chico, também do professor Marcílio Falcão e toda a comunidade com apoio também da deputada Isolda Dantas. Então um novo espaço da universidade para toda a comunidade e comunidade externa. A UERN ganha hoje um novo auditório mais confortável, mais estruturado. Então, é um momento muito especial”, destacou.

O diretor da Fafic Marcílio Falcão celebrou a abertura do evento. “A Semana de Humanidades é um momento onde a FAFIC reúne seus cursos, sua produção acadêmica, sua expertise na formação de professores para discutir. É o momento em que o Rio Grande do Norte se encontra para pensar a formação de professores. E como a professora Cicília diz, é o momento onde o patrimônio da Universidade do Rio Grande do Norte aparece para a sociedade. Então nós estamos felizes, quase 300 inscrições, mais de 70 trabalhos que vão ser apresentados, 5 minicursos, 7 simpósios temáticos e é isso aqui, a UERN é isso aqui”, afirmou.

A Semana de Humanidades transcorre até a próxima sexta-feira.

Confira a programação:

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support