Texto: Iasmin Cardoso – Estagiária de Jornalismo
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através do projeto de extensão Procurando Rafael, celebrará a primeira edição do Baile do Rafael. O evento será realizado no dia 24 de setembro, no pátio da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), a partir das 18h30.
Para comemorar a primeira edição do Baile, o Procurando Rafael realizará a premiação do Concurso Traços da Liberdade, em homenagem ao antigo Baile dos Negros.
A programação contará com música ao vivo, dança coletiva, recital de cordel, aula de axé e consciência negra, microfone aberto e exposição de artes. As atividades serão abertas para toda a comunidade acadêmica que desejar se divertir e celebrar a memória negra da cidade.
Baile dos Negros
Desde 1883 até meados do século XX, as pessoas libertas em Mossoró comemoravam sua libertação com o Baile dos Negros na cidade. Uma época de festejo e vivacidade.
O Baile acontecia em diferentes espaços, como na frente do Museu Lauro Monte Filho, em seu salão superior; no antigo Cine Déa, no Clube Ipiranga e até nos Paredões.
O projeto busca acender essa memória coletiva, trazendo a tradição e cultura dessa comemoração em forma de aprendizado para a Instituição.
