MUTIRÃO CIDADÃO ACONTECERÁ DIA 21 NO CAMPUS CENTRAL

O Departamento de Assuntos Estudantis (DAE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) programa, para o próximo dia 21 de novembro, a realização do projeto Mutirão Cidadão, que acontecerá no Campus Central, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Segundo Sônia Lins, assistente-social do DAE, a proposta era de fazer o Mutirão Cidadão com a presença de oito faculdades. “Mas só tivemos a resposta de cinco delas. Dentro do mutirão, teremos alunos das faculdades convidadas prestando serviços, com o apoio e acompanhamento docente”, reforça Sônia Lins.

Ela ainda acrescenta que o objetivo do DAE é de tornar o evento sistemático. “Tínhamos a idéia de fazer o evento no Dia do Estudante, mas como não foi possível faremos no dia 21, nos três turnos: manhã, tarde e noite”, comenta.

O PROJETO – O Projeto Mutirão Cidadão é uma sistematização de um evento cidadão por iniciativa do Departamento de Assuntos Estudantis (DAE/PRORHAE), em parceria com as Faculdades: FAD, DAIN, FACS, e FAEN que será realizado no dia 21 de novembro no Campus Central e tem por objetivo precípuo contribuir com o desenvolvimento das habilidades acadêmicas, através da prestação de serviço por parte destes à comunidade uerniana no atendimento à saúde preventiva e orientação jurídica dos direitos sociais.

PROGRAMAÇÃO GERAL

FACULDADE DE DIREITO
COORDENAÇÃO DA PROPOSTA: Profª Nara Rúbia e sua equipe.
Projeto de Extensão: Conhecendo Direito
Objetivos: Informar a comunidade uerniana sobre seus direitos sociais e promover a emancipação na consciência em momento de reivindicações; ajudar na Integralização da Instituição.
PROGRAMAÇÃO: MINI – CURSOS
Local: Mini-auditório (1º bloco da Faculdade de Direito)
DIREITOS HUMANOS – Das 08:00 às 11:00 hs
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – Das 14:00 às 17:00 hs
DIREITO SOCIAIS – Das 19:30 às 22:00 hs

DEPARTAMENTO DE APOIO À INCLUSÃO
COORDENAÇÃO DA PROPOSTA: Profª Maria Vera Lúcia F. Lopes e sua equipe.
PROJETO: “Tecendo redes de saberes sobre a Inclusão na UERN”
Objetivos: Contribuir com as discussões sobre a inclusão e o apoio às pessoas com necessidades especiais no Ensino Superior e socializar as práticas e os saberes produzidos no âmbito do Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN).
PROGRAMAÇÃO:
Local: Mini-auditório da Faculdade de Educação (1º Bloco)
– Verificação da pressão arterial – Das 08:00 às 11:00 hs
– Palestra: O DAIN em ação – 08:00 hs
– Oficina de Libras – Das 9:00 às 11:00 hs
Instrutora: Niáscara
– Verificação da pressão arterial – Das 14:00 ás 17:00 hs.
– Exposição das atividades do DAIN – Das 14:00 às 17:00 hs.
– Palestra: O DAIN em ação – Das 19:00 ás 20:00 hs.
– Oficina de Braille – Das 20:00 às 22:00 hs
Profª Eliane.

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – FACS
MEDICINA
Proposta: Campanha de prevenção a Hepatite C
Coordenação: Dr. Xavier Dantas e sua equipe.
Apresentação: A Hepatite C é uma inflamação do fígado causada pelo vírus HCV que, segundo as estimativas da OMS, tem contaminado cerca de 170 milhões de pessoas no mundo. É uma doença infecto-contagiosa, silenciosa e não apresenta sintomas. Daí, a importância desta campanha de prevenção à Hepatite C.
PROGRAMAÇÃO:
Local: Mini-auditório da FAFIC (3º Bloco)
Palestra: Hepatite C: você pode ser um portador!
9:00 – 10:00 hs / 10:00-11:00 hs
19:00 -20:00 hs / 20:00-21:00 hs

Orientação Médica:
8:00 às 11:00 hs
19:00 às 21:30 hs

FACULDADE DE ENFERMAGEM
COORDENAÇÃO: Profª Andrezza Graziella
Proposta: Enfermagem, Saúde e Cidadania
Objetivos: Oferecer a comunidade uerniana serviços de saúde prestados pela enfermagem em seus cenários de prática.
PROGRAMAÇÃO:
Local: Sala de Especialização de Adm. da FACEM (3º Bloco)

Manhã e noite:
-Teste de Glicemia
-Verificação da pressão arterial
-Consulta de Enfermagem
-Bingo Educativo sobre o SUS
(8h e às 9:30 hs e 19:30 ás 20:30hs) z
-Sala de situação em Saúde
-Exposição de produção científica da FAEN
-Aplicação de questionário sobre “Qualidade de vida”

Mais informações: