Diretora de Políticas e Ações Inclusivas da UERN, a professora Ana Lúcia Aguiar participou na última sexta-feira (17) do debate “Educação, Desenho Universal e Acessibilidade”, realizado na Câmara Municipal de Mossoró como parte das ações da Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana.
Durante o evento, a diretora, que compõe a frente parlamentar representando a UERN e propôs a discussão do tema, ressaltou a importância da quebra de barreiras atitudinais e do envolvimento de toda a sociedade na discussão de questões ligadas à acessibilidade.
“Isso passa por um processo de reeducação, uma educação para as sensibilidades, uma alfabetização do sensível”, frisou a professora.
Ana Lúcia Aguiar também destacou os trabalhos realizados pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN), através de um plano estratégico de ação que visa promover a quebra de barreiras arquitetônicas, físicas, de mobiliário, atitudinais, procedimentais e conceituais.
Após o debate, a professora propôs à frente parlamentar a realização de um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para agentes de trânsito e para a Polícia Rodoviária Federal, considerando a necessidade de inclusão e atendimento às pessoas surdas.
Criada no dia 3 de maio, a Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana tem como objetivo criar um trabalho sistemático, ao longo do ano, para a conscientização no trânsito da cidade, como forma de combater acidentes.