A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professora Cicília Maia, se reuniu nesta segunda-feira (1º) com a deputada estadual Divaneide Basílio, a diretora da Uern Natal, professora Patrícia Moreira, a diretora da Escola de Extensão (EdUCA), professora Irene van den Berg, o pró-reitor de Extensão, professor Esdras Marchezan, e o assessor parlamentares do deputado federal Fernando Mineiro, Thiago Lima, para discutir parcerias e projetos para o fortalecimento de laços com a comunidade da zona Norte de Natal e o desenvolvimento socioeconômico do Estado.
A reitora destacou o compromisso da UERN com o desenvolvimento do estado e apresentou iniciativas de ensino, pesquisa e extensão que consolidam a universidade como instituição socialmente referenciada e inclusiva. “Recebemos a deputada Divaneide, apresentamos um pouco do nosso potencial de ensino, de pesquisa e de extensão, e fizemos algumas proposições no campo da cultura e da sustentabilidade. Foi um momento muito produtivo, do qual certamente virão desdobramentos importantes para a nossa comunidade universitária”, resumiu a reitora ao fim da reunião.
A deputada Divaneide Basílio ressaltou a sintonia entre as agendas da Uern e dos mandatos parlamentares. “Foi uma reunião muito propositiva, de encontros e de muita identidade entre as pautas que os nossos mandatos estão trabalhando — o meu, o de Mineiro e também as expectativas da Uern, sobretudo em relação às ações na zona Norte. Discutimos cultura, agricultura urbana, a ideia de uma horta comunitária e o fortalecimento de iniciativas que a Uern já vem desenvolvendo. Também entraram na lista de prioridades o turismo de base comunitária e a Rota da Fé, temas que terão desdobramentos. Saio desta reunião muito feliz e acolhida, com o coração aquecido diante das perspectivas que se abrem”, declarou a parlamentar.
A diretora da EdUCA, professora Irene van den Berg, apresentou projetos já desenvolvidos, que alcançam escolas estaduais e municipais e entidades culturais da zona Norte, além de ideias em fase de planejamento, como hortas comunitárias e a política de manejo de animais. Ela também falou sobre a reativação das oficinas culturais e a possibilidade de um novo espetáculo do Auto de Natal. “Foi uma oportunidade de compartilhar os projetos já em andamento no Campus de Natal, mas também de apresentar o anseio por novas iniciativas envolvendo a comunidade. Queremos fortalecer essa integração não apenas dentro do espaço da UERN Natal, mas também em projetos ligados à educação patrimonial, à segurança alimentar, às cidades e ao direito à memória. Acredito que teremos muitos frutos, inclusive na integração cultural na zona Norte”, afirmou a docente.
Ao final, foi sinalizada a construção de um plano de cultura para aglutinar iniciativas em andamento na região, aproveitando a estrutura do Complexo Cultural da Uern. Entre os encaminhamentos estão projetos de hortas comunitárias, a implantação da Farmácia Viva e o desenvolvimento do Passaporte da Fé, para articular caminhadas religiosas e roteiros de memória.
A reunião reforçou a disposição da universidade em se consolidar como polo de cultura, conhecimento e integração comunitária, colocando-se à disposição para fortalecer ações do Governo do Estado e ampliar parcerias em benefício da zona Norte, de toda Natal e do RN.