Foi na sala da aula, logo no primeiro período do curso de Ciências Econômicas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Assú, que Clarisse Lacerda e Eclysson Almeida se conheceram. O ambiente de integração da academia e os interesses em comum aproximam os colegas de sala, que logo criaram laços que se estenderam muito além da graduação. Casados, os agora formados, celebraram juntos na tarde desta terça-feira, 19, mais uma vitória em família: a conclusão do curso de graduação.
“A gente se conheceu no primeiro semestre e logo nos conectamos. Fomos nos conhecendo, ajudando um ao outro ao longo do curso e naturalmente a relação foi evoluindo”, revela Eclysson. “Além da graduação, a Uern nos deu também novas oportunidades de vida e uma nova família”, complementa Clarisse.
Para além da paixão pela Ciências Econômicas, Clarisse e Eclysson também compartilham histórias de vidas semelhantes. Ela, de família humilde de Marcelino Vieira, e ele, filho de agricultores em Assú, são os primeiros de suas respectivas famílias a conquistarem o diploma de graduação.
“É uma felicidade muito grande, principalmente por conta da minha trajetória e da trajetória da minha família. Esse sempre foi o meu sonho. E hoje estou realizando ao lado da minha família e junto com meu esposo, que também está se formando nesta solenidade. Estou me sentindo muito feliz e realizada”, declara Clarisse Lacerda.
Eclysson Almeida ressalta que esta vitória é coletiva. “Não é só sobre mim. É uma vitória sobre todo o contexto da minha família, da nossa história. Foram muitos desafios, mas juntos conseguimos superar e chegar até aqui. Não tenho palavras para descrever a felicidade deste momento”, avalia.
Além do casal, outros 20 formandos dos cursos de Ciências Econômicas, Pedagogia, Letras – Língua Inglesa e História, do semestre 2025.1, da Uern Assú, colaram grau na noite desta terça-feira, 19, em solenidade realizada no auditório do Campus. A noite foi prestigiada por familiares, parentes e amigos dos formandos.
Em seu discurso, a reitora Cicília Maia, externou a alegria de celebrar esse momento. “A nossa Uern é transformadora. Hoje celebramos com vocês o fim de um ciclo e o início de novos caminhos, um tempo de novas conquistas. Vocês podem dizer com orgulho que são egressos da Uern, formados por esta Universidade que transforma vidas”.
A paraninfa das turmas concluintes é a Professora Esp. Francisca Karenina Rodrigues, docente do departamento de Educação, enfetizou o papel da educação na trasformação de vidas. “A Uern é parte fundamental dessa conquista, nessa nova fase da vida vocês. Além de oferecer um conhecimento acadêmico de excelência, a Universidade é preocipada com a formação humana e cidadã de todos”, afirma.
Emocionada, a graduanda Ana Beatriz Souza Ribeiro, do curso de Pedagogia, ordadora sa turma, fez um discurso relembrando as histórias comum a todos os 22 formandos. Histórias de transformação, superação, aprendizado, crescimento e vitória. “Só a gente sabe o quanto cada um lutou para estar aqui”, declara, ressaltando o papel transformador da Uern na vida de cada formando.
Com a certeza de que toda a trajetória rumo ao diplima valeu a pena, Ana Beatriz é enfática em dizer, em nome de cada um dos formandos: “A gente venceu!”. E complementa: “Hoje, a gente carrega um diploma de graduação e a certeza de que somos capazes de novas conquistas”, finaliza.
Fotos: Bruno Soares/Agecom