PRAE consolida parceria com a SETHAS

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), consolida parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) em relação ao fornecimento de jantar no Restaurante Popular instalado no Campus Central.

Em reunião na tarde desta segunda-feira, 6, a nutricionista da SETHAS, Valescka Fernandes, o pró-reitor da PRAE, Erison Natécio, e a pró-reitora adjunta da PRAE, Séphora Edite, ficou acordado que a partir do próximo semestre, 2019.1, serão servidas 300 sopas diariamente. Esse alimento faz parte do programa Sopa Cidadã, que tem a finalidade de fornecer à população de baixa renda refeições tipo sopa com padrão nutricional de qualidade, produzidas no próprio local de distribuição, utilizando alimentos naturais e de origem orgânica. A refeição é composta por uma sopa que poderá ser de carne, feijão, jerimum, batata, seguindo um cardápio definido pela nutricionista da Sethas. A sopa, que custa apenas R$ 0,50, vem acompanhada de pão, biscoito ou torradinhas, e café ou chá.

Segundo a nutricionista Valescka Fernandes, a parceria é bem-vinda. “Estamos estudando e trabalhando novos programas para a UERN, dentre eles a Sopa Cidadã. Viemos acordar e verificar a demanda de alimentação para podermos dar andamento aos processos. A expectativa é que a partir de junho próximo, com o início do novo semestre, já comece o fornecimento do jantar”.

O pró-reitor destaca a vinda da nutricionista da SETHAS e a consolidação da parceria com esta secretaria estadual. “Essa parceria fortalece o trabalho focado na permanência do aluno na instituição, pois o Restaurante Popular se tornou um instrumento de garantia de permanência, assim o aluno tem à disposição refeições ao longo do dia como café da manhã, almoço e, em breve, jantar, não só os alunos, mas a comunidade externa que fica no entorno da Universidade”.

Erison ainda destaca os benefícios de se ter um restaurante popular dentro da UERN. “O primeiro benefício é da instituição se colocar como universidade socialmente referenciada, ela não se fecha em si, pelo contrário, ela está de portas abertas para toda a comunidade. E o restaurante é um símbolo disso. Com a chegada do serviço de jantar, em especial, os alunos dos cursos noturnos terão outra possibilidade de alimentação de qualidade”.

A contrapartida desta parceria se firma no acompanhamento e monitoramento destes serviços e do controle social que serão enviados como relatórios de pesquisa para a SETHAS. Estes trabalhos serão realizados por alunos que vão ainda ser selecionados e receberão bolsa, tudo acompanhado pela PRAE. “Será um apoio substancial para que os serviços ofertados, a qualidade das refeições, o cumprimento do contrato, sejam monitorados e, dependendo da demanda, ampliados”, diz Valescka Fernandes.

Pró-reitora adjunta, Séphora Edite diz que a UERN recebe essa parceria com satisfação, pois a instituição é um grande celeiro de pesquisas. “Acreditamos nesse relevante papel junto com a SETHAS. Estamos ajudando a aprimorar os serviços e atendimentos prestados por este importante programa de impacto social”.