...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern promove Curso de Preparação para Aposentadoria em parceria com a Escola de Governo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou, nesta terça-feira, 19, a abertura do Curso de Preparação para Aposentadoria, em parceria com a Escola de Governo do RN e a Secretaria de Estado da Administração (Sead). O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) e integra o Programa Ciclos da Uern e o Programa de Apoio à Aposentadoria (Proap).

A reitora da Uern, professora Cicília Maia (ao centro), fala durante a abertura do Curso de Preparação para Aposentadoria, realizada no auditório da FACS, em parceria com a Escola de Governo do RN e a Sead (Foto: Rodrigo Oliveira)

A solenidade foi marcada pela apresentação do professor aposentado José Mário Dias, que recitou um cordel feito especialmente para a ocasião. O texto, entregue em folhetos aos participantes, celebrou a cultura popular e a conquista da aposentadoria. “É um momento bonito de nossas vidas, é uma conquista. Chegar nesse tempo com vitalidade e saúde é o que eu desejo a todos vocês”, disse.

A reitora Cicília Maia destacou que a aposentadoria deve ser encarada como um novo ciclo. Segundo ela, a Universidade tem investido em iniciativas voltadas ao público 60+, diante da inversão da pirâmide etária. “O mais valioso da nossa instituição são as pessoas. Antes, uma pessoa de 50 anos já era considerada velha, hoje não é mais assim. É preciso se planejar e ressignificar essa caminhada”, afirmou.

A coordenadora pedagógica do Proap, Jeovana Marques Pereira, lembrou que o programa está em execução desde 2016 na Escola de Governo e agora ganha força com a parceria da Uern. “O objetivo é apresentar caminhos para uma aposentadoria saudável. O Proap é um espaço de acolhimento que envolve os últimos cinco anos da trajetória funcional”, explicou.

O pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Luís Marcos Guerra, ressaltou a importância do debate. Para ele, a aposentadoria deve ser pensada como continuidade da vida produtiva. “As pessoas hoje chegam a essa fase com uma força ativa muito grande. Precisamos pensar numa vida produtiva para frente, com tudo o que ainda temos para aproveitar”, afirmou.

A diretora da FACS, Allysandra Rodrigues, reforçou a ideia de recomeço. “A aposentadoria soa como fim, mas, na verdade, é um começo. Nossa preocupação é a preparação, como um convite ao que está por vir”, disse.

A programação contou ainda com palestra da psicóloga Kamilla Sthefany Andrade de Oliveira, mediada por Bianca Valente, diretora de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida da Uern. O tema abordado foi “Reflexões e Caminhos para uma Aposentadoria Saudável”.

Foto de capa: Rodrigo Oliveira

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support