A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou, nesta terça-feira, 19, a abertura do Curso de Preparação para Aposentadoria, em parceria com a Escola de Governo do RN e a Secretaria de Estado da Administração (Sead). O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) e integra o Programa Ciclos da Uern e o Programa de Apoio à Aposentadoria (Proap).

A solenidade foi marcada pela apresentação do professor aposentado José Mário Dias, que recitou um cordel feito especialmente para a ocasião. O texto, entregue em folhetos aos participantes, celebrou a cultura popular e a conquista da aposentadoria. “É um momento bonito de nossas vidas, é uma conquista. Chegar nesse tempo com vitalidade e saúde é o que eu desejo a todos vocês”, disse.
A reitora Cicília Maia destacou que a aposentadoria deve ser encarada como um novo ciclo. Segundo ela, a Universidade tem investido em iniciativas voltadas ao público 60+, diante da inversão da pirâmide etária. “O mais valioso da nossa instituição são as pessoas. Antes, uma pessoa de 50 anos já era considerada velha, hoje não é mais assim. É preciso se planejar e ressignificar essa caminhada”, afirmou.
A coordenadora pedagógica do Proap, Jeovana Marques Pereira, lembrou que o programa está em execução desde 2016 na Escola de Governo e agora ganha força com a parceria da Uern. “O objetivo é apresentar caminhos para uma aposentadoria saudável. O Proap é um espaço de acolhimento que envolve os últimos cinco anos da trajetória funcional”, explicou.
O pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Luís Marcos Guerra, ressaltou a importância do debate. Para ele, a aposentadoria deve ser pensada como continuidade da vida produtiva. “As pessoas hoje chegam a essa fase com uma força ativa muito grande. Precisamos pensar numa vida produtiva para frente, com tudo o que ainda temos para aproveitar”, afirmou.
A diretora da FACS, Allysandra Rodrigues, reforçou a ideia de recomeço. “A aposentadoria soa como fim, mas, na verdade, é um começo. Nossa preocupação é a preparação, como um convite ao que está por vir”, disse.
A programação contou ainda com palestra da psicóloga Kamilla Sthefany Andrade de Oliveira, mediada por Bianca Valente, diretora de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida da Uern. O tema abordado foi “Reflexões e Caminhos para uma Aposentadoria Saudável”.
Foto de capa: Rodrigo Oliveira