A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), divulgou nesta quinta-feira, 24, o Edital nº 047/2025, que regulamenta o processo seletivo para concessão de bolsas de mestrado financiadas pelo Programa de Demanda Social da Capes. Ao todo, estão sendo ofertadas 12 bolsas, além da formação de cadastro de reserva, destinadas a estudantes da Turma 2025 regularmente matriculados no programa.
As inscrições estão abertas de 24 a 28 de julho de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente de forma online, através do envio da documentação exigida para o e-mail plandites@mestrado.uern.br, com o assunto “SELEÇÃO DE BOLSA 2025_MESTRADO_DS CAPES”. Candidaturas enviadas fora do prazo ou com documentação incompleta serão automaticamente indeferidas.
Entre os documentos obrigatórios estão ficha cadastral, termo de compromisso, declaração de acúmulo de bolsas, comprovantes pessoais e bancários, além de documentação sobre renda e produção acadêmica. Toda a documentação deve ser enviada em formato PDF.
A seleção será realizada por uma Comissão de Bolsas, conforme critérios definidos nas Portarias CAPES nº 76/2010 e nº 133/2023, além da Instrução Normativa SEI nº 14/2024 da PROPEG/UERN. Serão priorizados estudantes sem vínculo empregatício ou outra fonte de renda. Em caso de disponibilidade de bolsas remanescentes, estas poderão ser concedidas a candidatos com renda per capita inferior ao valor da bolsa ou até mesmo superior, seguindo ordem de prioridade.
O resultado parcial será divulgado em 31 de julho, com prazo para recursos até 2 de agosto. O resultado final será publicado em 6 de agosto de 2025 no site oficial do programa: http://propeg.uern.br/plandites.
As bolsas terão duração inicial de até 12 meses, podendo ser renovadas mediante novo processo seletivo. Os bolsistas deverão dedicar-se integralmente às atividades do programa, realizar estágio de docência e manter desempenho acadêmico satisfatório, entre outras obrigações.
A pontuação dos candidatos será feita com base em critérios objetivos, que incluem titulação acadêmica, produção científica e técnica, participação em eventos, atividades docentes e de orientação, além de monitorias e prêmios. A tabela de pontuação detalhada está disponível no edital.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail plandites@mestrado.uern.br ou acessando o site do programa.