...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Egressa da Uern lançará documentário sobre a pioneira feminista Júlia Medeiros em Caicó

A egressa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Ana Karla Farias, lançará o documentário “A flor teimosa da algaroba”, durante a Festa de Sant’Ana, em Caicó. O curta-metragem resgata a história da pioneira feminista Júlia Medeiros e terá duas apresentações em escolas de Caicó: dia 17 de julho, às 19h, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra, e dia 21 de julho, às 13h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Campus Caicó.

Dirigido por Ana Karla Farias e Fátima Cabral, e produzido pelas realizadoras ComArte e Pelicano, o documentário “A flor teimosa da algaroba” foi contemplado pelo Edital de Projetos de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo 03/2023 do Rio Grande do Norte, e tem como objetivo trazer à tona o legado de uma das figuras mais notáveis, porém, esquecidas, da luta pelos direitos das mulheres no Brasil: Júlia Medeiros.

Educadora, jornalista, sufragista e ativista dos direitos civis e políticos das mulheres, Júlia Medeiros foi pioneira como uma das primeiras mulheres a votar no país e a primeira vereadora eleita em Caicó, exercendo dois mandatos legislativos. Na década de 1920, tornou-se conhecida por seus discursos brilhantes e improvisados em praças públicas, nos quais abordava com coragem e eloquência a condição da mulher em uma sociedade marcada pelo patriarcado.

Júlia também mantinha correspondência com Bertha Lutz, grande referência do movimento sufragista brasileiro, e colaborava com o periódico feminista local “Jornal das Moças”, onde expressava suas ideias progressistas e incentivava outras mulheres a se engajarem politicamente.

Apesar de sua atuação pioneira, Júlia terminou seus dias no esquecimento – destino comum às mulheres que desafiaram as normas de seu tempo. “O documentário, portanto, busca restituir sua memória e inscrevê-la na história de forma justa, lançando luz sobre uma trajetória que ficou à margem da narrativa oficial”, informa Ana Karla Farias.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support