O professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Marco Escobar e o professor e Alberto Queiroz, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) irão lançar o livro Mossoró/RN: Aspectos Históricos, Socioeconômicos, Geográficos e Ambientais. O lançamento será dia 2 de agosto, às 16h, no Cafezal do Memorial da Resistência, na Avenida Rio Branco em Mossoró.
Trata-se de uma obra inédita com 223 páginas, impressa no formato colorido, que retrata as nuances da história, aspectos sociais, econômicos, geográficos e das questões do meio ambiente de Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte em população, quase 265 mil habitantes pelo CENSO 2022.
O livro, publicado pela Editora Queima Bucha, é resultado das pesquisas de ambos os autores durante suas carreiras no Direito, no magistério e em especial junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Uern, onde Marco Escobar é docente e Alberto Queiroz é egresso.
Mapas, ilustrações e fotografias deixam o conteúdo mais didático possível. “Pensamos em uma obra que sirva para os estudantes, educadores, e comunidade interessada em geral, pois percebemos que faltava uma publicação sobre nossa cidade, ressalta Queiroz.
Marco Escobar explica que a “linguagem que escolhemos é a mais simples e informativa possível, para que seja acessível e compreensível, de forma ampla”. As relações com os aspectos ambientais e legais estão presentes no texto,
uma vez que os dois autores são especialistas na área do Direito Ambiental. Já o registro fotográfico atualizado teve o cuidado de apresentar a realidade do município. Dessa forma, os autores esperam que a obra possa ser uma referência para quem busca informações sobre a situação de Mossoró tanto no urbano como no rural, e forma
sistematizada e científica.
A maior parte da impressão dos livros será doada para bibliotecas, órgãos públicos e escolas.
SEGUNDA OBRA CONJUNTA DOS AUTORES
Em 2021 os autores publicaram através das Edições Uern o livro “Meio Ambiente e Direito no Brasil: os desafios da sustentabilidade ambiental”. A publicação trouxe discussões ligadas às normas ambientais, à proteção jurídica ambiental no Brasil, à tutela jurídica dos recursos hídricos e à responsabilidade pelo dano ambiental, além de outros temas. Os autores apresentaram ainda o papel do Ministério Público na proteção do meio ambiente, destacando os instrumentos jurídico-institucionais disponíveis para esse fim.
A publicação está disponível online e pode ser conferida neste link.