A Faculdade de Educação Física (Faef) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou ontem, 29, o 1º Debate Internacional sobre Perspectivas Atuais em Educação Física, com o propósito de fomentar a reflexão crítica e a atualização científica sobre temas emergentes e relevantes para a formação acadêmica e a atuação profissional no campo da Educação Física.
A programação contou com duas conferências principais. A primeira abordando o tema “HIIT e populações clínicas”, com o professor Dr. Jason Jagges, da University of Louisville (UL), Estados Unidos, que traz uma perspectiva internacional sobre o uso do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) como estratégia de intervenção em contextos de saúde. A presença do professor Jagges reforçou o compromisso da Uern com a internacionalização do conhecimento e o diálogo científico entre diferentes realidades e práticas.
A segunda palestra tratou do tema “Autismo e adaptações para inclusão”, ministrada pela pedagoga Francélia Nascimento, especialista em Neuropsicopedagogia. A palestra visou contribuir com a formação docente voltada à compreensão da neurodiversidade, abordando estratégias pedagógicas e práticas adaptativas para promover a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física.
Na sequência, foi realizada uma mesa-redonda com os professores convidados e o Grupo de Pesquisa Cultura Corporal, Educação e Desenvolvimento Humano – Comportamento Motor, vinculado à Uern, com a participação dos(as) professores(as) Dra. Ivana Teixeira, Dra. Rafaela Medeiros, Dr. Edson Pinto, Dr. Francisco Emílio, Dra. Maria Irany Knackfuss, Dr. Edson Pinto e Dra. Ivana Fonseca. O momento proporcionou o compartilhamento de experiências acadêmicas, linhas de pesquisa em desenvolvimento e reflexões interdisciplinares sobre os temas abordados.