O projeto de extensão Orbe Jurídico, do Departamento de Direito da Uern Natal, foi selecionado para integrar a programação da 5ª edição da Quinta Jurídica, promovida pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN), em parceria com a Escola de Magistratura Federal (Esmafe). A proposta aprovada tem como título “Entre o like e a violência: enfrentando os crimes cibernéticos e a influência das redes sociais sobre adolescentes”.
A seleção da JFRN contemplou iniciativas acadêmicas com abordagem interdisciplinar, voltadas à jurisdição federal e à promoção de conhecimento jurídico de interesse social. Segundo a organização, foram priorizados projetos inovadores e com capacidade de gerar impacto junto à comunidade.
Com foco na atuação da Justiça Federal no combate aos crimes cibernéticos, a proposta do Orbe Jurídico busca discutir o impacto das redes sociais entre adolescentes.
Coordenado pelo professor Carlos Sérgio Gurgel, o projeto celebra a conquista como um marco para a extensão universitária. “Expresso minha imensa alegria pela aprovação do trabalho selecionado para integrar a Quinta Jurídica. Parabenizo todos os alunos envolvidos, bem como a diretoria do Orbe Jurídico, pela dedicação, empenho e excelência que tornaram essa conquista possível”, destacou o professor.
A participação na programação da Quinta Jurídica fortalece o alcance do projeto, agrega visibilidade institucional à Uern e reafirma o papel da universidade pública na promoção de debates atuais e socialmente relevantes.