Colações de grau emocionam concluintes e familiares no Teatro Dix-huit Rosado

Em duas cerimônias distintas, o sentimento compartilhado pelos espectadores foi o mesmo – orgulho e alegria pelos concluintes de sete faculdades do Campus Central e dos Núcleos Avançados de Nova Cruz, Apodi e Caraúbas.

Realizadas no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró, as solenidades, ocorridas na noite desta quinta-feira (28), marcaram a entrega dos diplomas de estudantes das Faculdades de Serviço Social (FASSO), Enfermagem (FAEN) e Direito (FAD) e do núcleo de Nova Cruz, no turno da tarde, e das Faculdades de Ciências Econômicas (FACEM), Ciências Exatas e Naturais (FANAT) e Educação Física (FAEF), além dos núcleos de Apodi e Caraúbas, à noite.

Repletas de momentos emocionantes, as colações de grau foram marcadas por discursos que destacaram o papel social da Universidade e o impacto que a instituição teve – e continua tendo – na vida dos graduados.

Paraninfo homenageado nas duas solenidades, o professor Francisco Josélio Rafael, do Departamento de Física, destacou a necessidade de transformação e renovação do conhecimento, mesmo após a graduação.

O professor lembrou o exemplo do físico norte-americano Richard Feynman, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1965, que defendia a existência de “verdades provisórias”, em vez de uma única verdade absoluta.

“Feynman dizia que um bom profissional deveria exercer a profissão com clareza e simplicidade. Eu acrescentaria que exerçam a profissão de vocês com competência, transparência, tolerância, persistência, criatividade, responsabilidade, serenidade, prazer e paixão”, frisou Josélio Rafael.

A necessidade de exercer a profissão de forma ética e responsável foi também ressaltada pela vice-reitora da UERN, Fátima Raquel, que presidiu a colação de grau no turno da tarde.

A vice-reitora recomendou também aos concluintes que, mesmo após a graduação, defendam e enalteçam a Universidade, que está pronta para recebê-los em programas de pós-graduação.

Presidente da cerimônia realizada à noite, o professor Leovigildo Cavalcanti, da Faculdade de Ciências Econômicas, ressaltou o papel da Universidade como instrumento de transformação social, sobretudo devido a sua atuação no interior do Estado.