Durante o mês de abril, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), promoverá uma programação especial em alusão ao Abril Verde e Azul. As atividades envolvem servidores, estudantes, terceirizados e comunidade externa, e objetivam conscientizar a população sobre autismo e as deficiências invisíveis, a importância da inclusão, da saúde e segurança no trabalho.
A abertura da programação será no dia 9 de abril, com o Mutirão da Saúde. A iniciativa será realizada às 7h, na Biblioteca do Campus Mossoró e contará com circuito de saúde, composto por sala de vacinação, práticas integrativas, além de ação de bioimpedância, com a professora de nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), Ana Cláudia, coordenadora do Projeto Nutri Mais Vida.
No dia seguinte, 10 de abril, terá o Mutirão da Cidadania. Em parceria com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN), será realizado um mutirão para emissão da Carteira de Identidade, das 7h às 13h, na Sala Multiuso da Biblioteca, no Campus Mossoró.
São oferecidas 80 vagas para servidores ativos e aposentados, 10 para terceirizados e 10 para estagiários da Uern.
No dia 22 de abril, a programação segue com o IV Encontro de Saúde Mental: Riscos Psicossociais, que reunirá com uma equipe multiprofissional para debater questões sobre a saúde mental e qualidade de vida. A ação será às 8h, na Biblioteca, no Campus Mossoró.
Já no dia 23 de abril, terá uma palestra sobre Saúde Financeira, com a professora Franciclésia de Sousa Barreto, chefe do Departamento de Economia da Uern Pau dos Ferros. A programação será no auditório da Uern Pau dos Ferros, com transmissão pelo canal do YouTube Uern Oficial.
Com relação ao abril azul, no dia 15 de abril, será realizada uma Roda de Conversa com profissionais diagnosticados com autismo e outras deficiências invisíveis. A ação será às 9h, na Uern Natal, também com transmissão pelo canal do YouTube Uern Oficial.
O Abril Verde promove uma vasta programação para alertar sobre a importância do desenvolvimento de ações para garantir a saúde e a segurança no trabalho. Já o Abril Azul tem o objetivo de promover a inclusão de pessoas com autismo e combater o preconceito.